Empresário dono de balsa que naufragou e matou 300 pessoas é encontrado morto na Coreia do Sul

Ele foi achado em um pomar de Suncheon, cidade situada 300 km ao sul de Seul

Ambulância transporta o corpo de Yoo Byung-un | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A polícia sul-coreana anunciou nesta terça-feira (22) que um corpo encontrado no dia 12 de junho é do empresário Yoo Byung-eun, proprietário da balsa que naufragou em abril matando mais de 300 pessoas, a maioria estudantes.

Ele foi achado em um pomar de Suncheon, cidade situada 300 km ao sul de Seul. O cadáver estava em avançado estado de decomposição, o que não permitiu identificação imediata, nem concluir a causa da morte.

No local, foram encontradas algumas garrafas de bebida, disse o chefe da polícia de Suncheon, Woo Hyung-ho. "Não sabemos se foi homicídio ou suicídio. Esperamos que as análises nos permitam saber mais e determinar a data do falecimento".

Yoo Byung-Eun, 73, era o patriarca da família que controla a companhia marítima Chonghaejin Marine Co., proprietária da balsa Sewol, que afundou no dia 16 de abril na costa meridional da Coreia do Sul com 476 pessoas a bordo, incluindo 325 estudantes do ensino médio.

O acidente deixou 304 mortos, sendo 250 estudantes de um mesmo colégio de Seul em viagem de turismo.

A polícia decretou a prisão de Yoo Byung-Eun logo após o naufrágio, mas o empresário fugiu e havia uma recompensa de 500 milhões de ienes (360.000 euros) por qualquer informação que levasse a sua detenção.

A filha do empresário, Yoo Som-na, foi detida em Paris e deve ser extraditada para a Coreia do Sul.

O navio transportava uma carga superior ao dobro da permitida e tinha menos água de lastro, que é captada do mar para garantir a segurança operacional da embarcação e sua estabilidade, do que deveria.

Vários responsáveis pela empresa foram detidos, enquanto uma investigação foi iniciada sobre a companhia que, constantemente, não respeitava o limite de carga de seus navios e é suspeita de envolvimento em casos obscuros de transações ilegais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES