Espanhola com síndrome de Down toma posse tornando-se vereadora

Espanhola com síndrome de Down toma posse tornando-se vereadora

Ángela Bachiller, de 29 anos, tomou posse na Câmara de Valladolid nesta segunda-feira.

Ángela Bachiller, de 29 anos, tomou posse na Câmara de Valladolid nesta segunda-feira, tornando-se a primeira vereadora com síndrome de Down da Espanha. Ela vai substituir Jesús García Galván, que se retirou há cerca de um mês acusado de suborno num processo de licenciamento urbanístico.

A candidatura de Ángela pelo Partido Popular (PP) nas últimas eleições municipais foi bem recebida pelas associações de portadores de deficiência. Em entrevista ao portal da Confederação Espanhola de Organizações a favor das Pessoas com Deficiência (Feaps), logo após as eleições, a vereadora afirmara que não gostava de política, mas que havia decidido participar do pleito para mostrar a capacidade das pessoas com deficiência.

- É para que as pessoas percebam que nós, pessoas com deficiência, podemos tudo, temos muita força de vontade - disse, acrescentando que se sentiu satisfeita por ter entrado na lista do partido. - Fiquei muito feliz por terem contado comigo. O prefeito disse que eu era um exemplo de força e superação.

Ángela trabalhava como auxiliar administrativa no Departamento de Bem-Estar Social da prefeitura de Valladolid. Por desejo de sua família, manteve-se distante dos meios de comunicação, à espera que sua nomeação fosse oficializada.

De acordo com a imprensa espanhola, a reserva em relação aos meios de comunicação contrasta com seu comportamento aberto e dinâmico. No tempo livre, Ángela se ocupa com aulas de inglês e piano.

- Não há que se preocupar, mas se ocupar - disse ela à Feaps.

Ainda de acordo com o portal, portadores de deficiência da Espanha se identificam com Ángela por sua naturalidade e clareza na hora de se expressar.

Fonte: G1