Espanhola desfigura pintura de Cristo ao tentar restaurá-la

Espanhola desfigura pintura de Cristo ao tentar restaurá-la

O feito causou consternação dos protetores do patrimônio artístico da cidade e se tornou o tópico favorito dos internautas espanhóis

Uma espanhola octogenária desfigurou um retrato de Cristo que adornava uma igreja do nordeste da Espanha ao tentar restaurá-lo sem autorização. O feito causou consternação dos protetores do patrimônio artístico da cidade e se tornou o tópico favorito dos internautas espanhóis.

Os traços finos do rosto e a coroa de espinhos do Jesus original deram lugar a um arremedo de cabelo e uma face borrada. A obra, chamada "Ecce Homo" e datada de 1910, não tem valor artístico, mas era considerada importante pelas autoridades locais. Restaurada, a pintura agora mais parece e aproximar de uma caricatura.

A idosa talvez se considere uma restauradora amadora. Enquanto as equipes de verdadeiros restauradores tentam consertar o estrago, o episódio virou motivo de piada na internet, onde circulam várias versões do retrato adulterado mostrando o rosto de personagens famosos como o rei Juan Carlos ou o chefe de governo, Mariano Rajoy, no lugar da versão original.


Espanhola desfigura pintura de Cristo ao tentar restaurá-la

Cecilia Giménez, a espanhola que tentou restaurar uma pintura, mas acabou alterando totalmente a obra (Foto: Reprodução)

Fonte: Terra