Estilista Oscar de La Renta morre aos 82 anos nos Estados Unidos

Estilista Oscar de La Renta morre aos 82 anos nos Estados Unidos

A morte do domenicano, diagnosticado com câncer em 2006, foi confirmada por sua mulher, Annette de la Renta

O legendário estilista Oscar de la Renta morreu aos 82 anos, nesta segunda-feira (20). A informação foi divulgada pela rede de notícias BBC e pela CNN.

A morte do domenicano, diagnosticado com câncer em 2006, foi confirmada por sua mulher, Annette de la Renta. Segundo a agência de notícias EFE, De La Renta morreu em sua casa em Kent, Connecticut, nos Estados Unidos.

Apesar de lutar contra o câncer durante mais de uma década, de la Renta foi resiliente. Segundo o The New York Times, desde 2006, quando a doença foi diagnosticada, sua marca cresceu cerca de 50% e seu nome ficou ligado a celebridades como Amy Adams, Hillary Clinton, Oprah Winfrey, Sarah Jessica Parker e Penélope Cruz. Recentemente, ele desenhou o vestido de casamento de Amal Alamuddin, esposa de George Clooney.

Ainda segundo o jornal, ele se tornou relevante no mundo da moda e, com o tempo, ganhou fama em esferas distintas: era costureiro de socialites - para manter o "ganha-pão" - ao mesmo tempo em que se tornou um dos estilistas mais requisitados de de Hollywood. O jornal La Nación classifica o estilista como "prestigiado designer de moda internacional" e como um dos maiores "ícones latino-americanos" que ganhou destaque mundial.

Sucessor anunciado

Segundo a revista Vogue, há uma semana, De La Renta tinha nomeado seu sucessor. Peter Copping, ex-Nina Ricci, foi nomeado como o novo diretor criativo da marca e assumirá o cargo no começo de novembro.

"Oscar de la Renta definiu a elegância norte-americana para diferentes gerações de mulheres, a oportunidade de trabalhar com ele e ajudar a definir um futuro para a marca é muito animadora", disse Peter ao WWD, em reprodução pela revista. A Vogue norte-americana lamenta a morte do estilista e diz que ele sempre será lembrado por seu legado no mundo da moda.

Quem foi Oscar de La Renta?

Nativo da República Dominicana, Oscar fez seu nome no mundo da moda no início dos anos 1960, quando a primeira-dama Jacqueline Kennedy usou seus modelos. O estilista lançou sua marca própria na mesma década e, com o tempo, ficou conhecido por desenhar peças para celebridades e estrelas de cinema.

Nascido na República Dominicana, em 1932, de la Renta saiu de casa aos 18 anos para estudar pintura em Madri. Foi lá que ele desenvolveu um amor pelo design de moda e foi estagiar com Cristóbal Balenciaga, seu mentor, e depois conseguiu um emprego na maison Lanvin, em Paris. O estilista abriu sua primeira loja em 1965, em Nova York. Celebridades, jornalistas e especialistas em moda lamentaram a morte do estilista nas redes sociais:




 

Fonte: Brasil Post