EUA e China dizem que península coreana deve ser desnuclearizada

Afirmação foi feita por John Kerry e diplomatas chineses, em Pequim.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os EUA e a China concordaram em fazer um esforço mútuo para que a península coreana seja desnuclearizada pacificamente, informaram diplomatas de ambos os países, segundo a agência de notícias Reuters. Os comentários sobre a situação de tensão na região foram feitos durante um encontro entre secretário de Estado americano, John Kerry, e autoridades chinesas em Pequim neste sábado (13).

Kerry tenta convencer a China a fazer mais pressão sobre a Coreia do Norte, que elevou o tom de suas ameaças de guerra nas últimas semanas, após sofrer uma nova rodada de sanções do Conselho de Segurança da ONU, em represália à realização de seu terceiro teste nuclear.

Capacidade nuclear

A Casa Branca havia afirmado nesta sexta-feira que a Coreia do Norte não demonstra "capacidade" para obter um míssil armado nuclearmente. A afirmação ocorreu um dia após o vazamento de um relatório da inteligência militar americana que afirmava com "moderada confiança" que o regime de Pyongyang podia contar com armamento nuclear.

"Não há dúvidas de que esta é uma situação que requer que os Estados Unidos tomem todas as medidas necessárias prudentes. Isso é o que temos feito", afirmou o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney, ecoandou outras autoridades federais que minimizaram o relatório.

O Pentágono comentou o teor do relatório afirmando ser "inexata" a conclusão de que o regime norte-coreano desenvolveu um míssil com capacidade nuclear.

O porta-voz do Pentágono George Little disse "não poder citar detalhes de um relatório secreto, mas afirmou ser inexato sugerir que a Coreia do Norte testou, desenvolveu ou demonstrou completamente as capacidades nucleares referidas" por Lamborn.

Também nesta sexta, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul manifestou suas "dúvidas" sobre a capacidade de a Coreia do Norte lançar um míssil balístico nuclear.

"A Coreia do Norte realizou três testes nucleares, mas duvidamos que os norte-coreanos tenham fabricado uma ogiva nuclear suficientemente pequena e leve para ser montada em um míssil", declarou o porta-voz do ministério, Kim Min-seok.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, disse nesta sexta em Seul que os Estados Unidos "não vão aceitar" que a Coreia do Norte se torne uma potência nuclear e afirmou que o polêmico ditador norte-coreano Kim Jong-un precisa pesar as consequências de um conflito na região.

O fechado regime comunista de Pyongyang também quer que Estados Unidos e Coreia do Sul detenham as manobras militares conjuntas na região da Península Coreana.

A Coreia do Norte já ameaçou atacar EUA, Coreia do Sul e também o Japão, gerando apreensão na comunidade internacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES