EUA: viúva recebe restos mortais de sargento após longos 63 anos

EUA: viúva recebe restos mortais de sargento após longos 63 anos

Aqui eu estou, ainda sua mulher”, afirmou emocionada a viúva.

A viúva do sargento de 1ª Classe Joseph E. Gantt recebeu nessa sexta-feira os restos mortais do marido, 63 anos depois da partida do militar para a Guerra da Coreia. Chorando bastante, Clara Gantt, 94 anos, se levantou de sua cadeira de rodas para receber o caixão coberto com a bandeira dos Estados Unidos, no Aeroporto Internacional de Los Angeles, de acordo com informações da AP.

?Ele me disse que se alguma coisa acontecesse comigo, ele queria que eu casasse de novo. Eu disse a ele que não. Aqui eu estou, ainda sua mulher?, afirmou emocionada a viúva. Joseph Gantt era médico, e partiu para a península coreana no dia 30 de novembro de 1950.

Segundo o órgão do governo que lida com prisioneiros e desaparecidos de guerra, membros da divisão do sargento foram atacados por forças chinesas perto da cidade de Kunu-ri, na Coreia do Norte. Dezenas de soldados americanos desapareceram após o confronto.

Em 1953, após troca de prisioneiros de guerra, militares americanos informaram que Gantt havia se ferido na batalha e fora capturado pelos chineses. Ele teria morrido em um campo de prisioneiros no início de 1951, por falta de cuidados médicos e desnutrição.

Seus restos mortais foram identificados recentemente, mas o governo não informou onde foram encontrados. Cerca de 7,9 mil americanos seguem desaparecidos desde a Guerra da Coreia. De acordo com o Departamento de Defesa, novas tecnologias permitem que as identificações continuem a ser feitas em restos mortais entregues pela Coreia do Norte ou encontradas por equipes dos Estados Unidos.

?Eu estou muito, muito orgulhosa dele. Ele era um marido maravilhoso?, disse Clara Gantt. ?Eu sempre amei meu marido, nós nos amávamos. E isso fez nosso casamento completo?, completou.

Joseph Gantt deve ser enterrado com honras militares no próximo dia 28, em Inglewood, na Califórnia.

Fonte: Terra