SEÇÕES

Ex-namorada de Evo Morales é condenada a 10 anos de prisão

Ela foi condenada por enriquecimento ilícito e uso indevido de bens

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça da Bolívia condenou nesta terça-feira (23) a 10 anos de prisão Gabriela Zapata, ex-namorada do presidente boliviano Evo Morales, por enriquecimento ilícito e uso indevido de bens e serviços públicos, informou a Procuradoria.

A ex-namorada do presidente era gerente da CAMC, empresa chinesa que firmou contratos com o Estado boliviano da ordem de 560 milhões de dólares. O próprio governo reconheceu que ela despachou de escritórios públicos. Zapata espera agora outro julgamento pelo caso de um suposto filho com o presidente.

O procurador de La Paz, Edwin Blanco, indicou que "o crime de legitimação de ganhos ilícitos foi comprovado com base nos milionários depósitos nas contas Zapata e pagamentos em dinheiro feitos pela acusada para a compra de imóveis, carros e empresas, entre outras propriedades."

O tribunal de justiça condenou a penas menores quatro outros funcionários públicos que colaboraram com Zapata.

Zapata afirmou no ano passado que teve um filho com o presidente, em um caso que deu origem a um escândalo na Bolívia que custou a Morales a vitória em um referendo em fevereiro, no qual buscava ser validado para disputar um quarto mandato (2020-2025).

A Justiça boliviana acabou por determinar a "inexistência física comprovada" do suposto filho. Ela afirmou que a criança morreu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos