Família da Sardenha é a mais longeva do mundo, diz Guinness

Nove irmãos Melis somam mais de 818 anos juntos.

Composta por nove irmãos que juntos somam mais de 818 anos, 105 dos quais correspondentes à mais velha, a família Melis, residente na Sardenha, ostenta o recorde mundial de longevidade, certificado pelo Guinness, informaram nesta terça-feira (21) vários jornais italianos.


Família da Sardenha é a mais longeva do mundo, diz Guinness

Segundo o jornal local "L"Unione Sarda", "após sete anos de investigação nos cinco continentes, o Guinness confirmou que a família Melis ostenta o recorde mundial de longevidade".

Os Melis são procedentes de Perdasdefogu, na região de Ogliastra, no centro-oeste desta ilha italiana.

No dia 1º de junho de 2012, os nove irmãos e irmãs, todos vivos, somavam 818 anos e 205 dias. A mais velha, Consolata, que, por sua vez, tem nove filhos, 24 netos, 25 bisnetos e três tataranetos completará na quarta-feira seus 104 anos.

A segunda é Claudia que, com 99 anos e bastante saudável, é frequentemente vista "na primeira fila na segunda-feira na missa de sua paróquia", segundo o L"Union Sarda.

É seguida por Maria, de 97 anos, que tem "alguns problemas de saúde há pouco tempo", de acordo com o jornal. Depois estão Antonio (93 anos), Concetta (91), Adolfo (89), que ainda trabalha em seu bar de Perdasdefogu, Vitalio (86) e Vitalia (81), que, como a caçula, Mafalda (78), vive em Cagliari.

Os diferentes jornais italianos informaram que a Sardenha, e, em particular, a zona de Ogliastra, ostenta o recorde italiano e um dos recordes mundiais de longevidade, com médias que alcançam as 22 pessoas centenárias para cada 100 mil habitantes, contra as 8 do resto da Itália.

Fonte: G1