Forças anti-Kadhafi avançam em cidade natal do ditador líbio

Forças anti-Kadhafi avançam em cidade natal do ditador líbio

Desde ontem, milhares de civis conseguiram abandonar a cidade, mas acredita-se que muitos outros ainda estejam ilhados ali.

Forças do governo interino líbio continuam neste sábado (8) o avanço contra Sirte, cidade natal de Muammar Kadhafi. Uma grande operação com cerca de 100 veículos e armamento pesado foi lançada contra a cidade, num dos maiores ataques desde o início da revolta no país.

As forças aliadas ao Conselho Nacional de Transição (CNT) invadiram a cidade aos gritos de "Allahu Akbar!" ("Deus é grande" em árabe) a bordo de picapes com armamento anti-aéreo e metralhadoras, segundo um repórter da agência de notícias Reuters no local.

Desde ontem, milhares de civis conseguiram abandonar a cidade, mas acredita-se que muitos outros ainda estejam ilhados ali, em meio ao fogo cruzado. Sirte está sendo alvejada com disparos de tanques e morteiros, e diversos prédios foram incendiados. A ofensiva parece ser a investida final contra o importante bastião de Kadhafi e, caso vitoriosa, pode ser decisiva para a consolidação do poder do CNT na Líbia.

Na quinta-feira, um dos comandantes das tropas do CNT, Abdel Salam Gadallah, disse esperar que "no máximo em dois dias" a cidade seria completamente tomada.

Fonte: G1