França identifica autor de ataque que matou 84 em Nice

Vizinhos disseram à TV local que ele estava se divorciando

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um caminhão atropelou diversas pessoas que estavam assistindo à queima de fogos em comemoração ao 14 de Julho, Dia da Bastilha, em Nice, no sul da França, matando dezenas. O presidente François Hollande anunciou que irá estender por mais três meses o estado de emergência, além de reforçar suas operações na Síria e no Iraque. O motorista do caminhão seria franco-tunisiano de 31 anos; ele foi morto pela polícia. O documento de identidade dele foi encontrado no interior do veículo.

A imprensa local identificou o autor do atentado como Mohamed Lahouaiej Bouhlel, franco-tunisiano de 31 anos que morava e travalhava em Nice. Suas impressões digitais teriam sido identificadas no apartamento em que ele morava, na região norte da cidade. Ele teria antecedentes criminais por atos de violência e violência de gênero, mas não estava no radar dos serviços de segurança antiterrorismo. Vizinhos disseram à TV local que ele estava se divorciando e tinha problemas com sua família, que morava em Túnis.

Ainda segundo vizinhos,  o suspeito do atentado tinha começado a cumprir as obrigações do Ramadã, mês sagrado do islamismo, mas não o tinha terminado, que era uma pessoa que gostava de sair para dançar e das mulheres, e que há apenas 15 dias tinha sido colocado sob controle judicial por causa de uma infração de trânsito, supostamente por ter dormido no volante, segundo a agência EFE. Eles também disseram que ele tinha permissão de dirigir veículos pesados e que passava por dificuldades financeiras. O homem tinha em seu poder uma arma de calibre 7.65 que utilizou antes de ser abatido pela polícia, além de várias armas longas e uma granada de mão, que depois se verificou ser falsa. No caminhão que usou para o ataque, que tinha sido alugado há poucos dias na região de Nice, também foi achado um cartão de crédito e um celular que poderiam servir para se avançar na investigação.

O QUE SE SABE

- Onde aconteceu o ataque?

No Promenade des Anglais (Passeio dos Ingleses), uma avenida à beira-mar, por volta das 22h30 (17h30 em Brasília). O procurador de Nice, Jean-Michel Prêtre, diz que o veículo percorreu 2 km entre a multidão.

- Qual é o número de vítimas?

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que 84 pessoas morreram e 18 pessoas estão em estado de "emergência absoluta", considerado muito grave.

- Além do atentado em Nice, outros ataques ocorreram pela França?

Não. O ataque em Nice, sul do país, foi o único na noite desta quinta. Alguns posts em redes sociais falaram em supostos reféns em um restaurante e um hotel, além de um incêndio em Paris. Todos esses boatos foram desmentidos.

- O que o caminhão levava?

As agências de notícias, citando como fonte Christian Estrosi, disseram que o caminhão estava cheio de armas e granadas.

- O que é festejado no dia 14 de julho?

O Dia da Bastilha é um feriado que comemora, todo dia 14 de julho, a Tomada da Bastilha em 1789, evento decisivo para o início da Revolução Francesa. A bastilha era uma antiga fortaleza usada pela monarquia como prisão.

O QUE NÃO SE SABE

- Quem são os mortos? Alguém é brasileiro?

Até as 23h (horário de Brasília) o governo francês não havia identificado os mortos, muito menos os possíveis brasileiros envolvidos.

- Há alguma relação com grupos terroristas?

O presidente François Hollande disse que o ataque tem um "caráter terrorista que não pode ser negado". No entanto, nenhuma organização reinvindicou o ataque. Segundo a agência AP, o gabinete da Procuradoria de Paris abriu uma investigação para apurar se há ligação de grupos terroristas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES