SEÇÕES

Governo cria concurso para dar nova cara às camisinhas

Chegou a hora de modernizá-la e você pode participar da escolha

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Quem nunca viu uma embalagem como a ilustrada acima? Se você tiver alguma dessas camisinhas guardada, chegou a hora de usá-la, pois ela vai ficar ultrapassada. Afinal, o Ministério da Saúde decidiu mudar a clássica embalagem roxa e amarela que leva os preservativos masculinos distribuídos gratuitamente em todo o Brasil.

A atual embalagem deve ser substituída até o fim do ano. E ninguém sabe ainda como será a nova cara das camisinhas gratuitas distribuídas pelo governo federal. Afinal, para escolher a aparência dos preservativos de 2018, o ministério acabou de lançar um concurso.

Podem participar estudantes de design gráfico, desenho industrial, arquitetura e publicidade. As inscrições deverão ser feitas até 11 de setembro. 

O vencedor terá como prêmio um pacote de viagem de três dias com um acompanhante para um dos sítios do patrimônio Histórico Cultural da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) no Brasil.

O resultado e a premiação estão previstas para ocorrer durante o 11º Congresso Brasileiro de HIV/Aids e o 4º Congresso Brasileiro de Hepatites Virais, entre 26 e 29 de setembro, em Curitiba, no Paraná.

A embalagem dos preservativos foi trocada pela última vez há mais de dez anos. Agora, a intenção é modernizá-lo e torná-lo mais atrativo.

Campanhas de prevenção

Incentivar o uso de preservativos, principalmente entre os jovens, tem sido foco de campanhas de prevenção, como a lançada no carnaval deste ano. Dados do ministério apontam que a faixa etária entre 15 e 24 anos é a que menos usa camisinha.

Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas indica queda no uso regular do preservativo nessa faixa etária, tanto com parceiros eventuais, cujo uso caiu de 58,4% em 2004 para 56,6%, em 2013, como com parceiros fixos, que registraram queda de 38,8% em 2004 para 34,2% em 2013.

O não uso das camisinhas tem consequências. De acordo com o Ministério da Saúde, o levantamento mais recente mostra o aumento dos casos de Aids em jovens de 15 a 24 anos. Entre 2006 e 2015, a taxa entre aqueles com 15 e 19 anos mais que triplicou, passando de 2,4 para 6,9 casos a cada 100 mil habitantes. Entre os jovens de 20 a 24 anos, a taxa dobrou, indo de 15,9 para 33,1 casos a cada 100 mil habitantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos