Queda de helicóptero militar mata 17 soldados na Turquia; saiba

Televisão local "TRT" aponta como causa intenso nevoeiro

Um helicóptero militar turco caiu neste sábado (10) no sudeste da Turquia, provocando a morte de 17 militares que viajavam a bordo, disse o governador da região, Ahmet Aydin. Segundo a imprensa local, a tropa realizava uma operação contra os rebeldes curdos que aumentaram os ataques nos últimos meses.

As autoridades estão investigando as causadas da queda da aeronave ? modelo Sikorsky ? na montanha de Herekol, parte do distrito de Pervari, na província de Siirt. Conforme Aydin, 13 agentes de comandos especiais e quatro membros da tripulação estavam a bordo.

Embora as autoridades não tenham informação oficial sobre o motivo do acidente, a televisão local ?TRT? aponta como causa o intenso nevoeiro que cobria a zona montanhosa do leste do país, onde se concentra a minoria curda. O helicóptero pode ter se chocado contra as rochas.

Segundo a agência ?Dogan?, o helicóptero transportava agentes especiais que produziriam uma operação na região, na qual costuma agir o grupo independentista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Mais de 40 mil pessoas já morreram no conflito entre o PKK e a Turquia. O objetivo do grupo é a criação de um Estado curdo. O PKK é considerado terrorista pela Turquia, Estados Unidos e União Europeia.

Fonte: G1