Herdeira da L“Oreal e filha encerram disputa judicial

Investigações ameaçavam envolver o presidente francês, Nicolas Sarkozy

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A mulher mais rica da França, a herdeira da L"Oreal, Liliane Bettencourt, e sua filha disseram nesta segunda-feira (6) em comunicado à imprensa que encerraram uma disputa familiar que provocou investigações fiscais e de financiamento de um partido político.

Algo que começou como uma disputa sobre presentes dados a um amigo da família foi crescendo no início do ano e resultou em uma série de investigações que ameaçavam envolver o presidente Nicolas Sarkozy.

"A decisão que Françoise e eu tomamos me oferece esperança. Ela satisfaz meu desejo de ver a família unida", disse Bettencourt no comunicado conjunto com a filha. "Assim, agora podemos olhar para o futuro juntas".

Financiamento de partido

O ex-ministro do Trabalho de Sarkozy, Eric Woerth, deixou o governo em novembro em meio a alegações de que estaria envolvido no financiamento ilegal do partido governista UMP e na venda de influência em nome de Bettencourt. Woerth negou qualquer irregularidade, e Bettencourt disse que não se lembrava de ter dado dinheiro a ele.

Sob o acordo para encerrar a disputa, a filha de Bettencourt, Françoise Bettencourt Meyers, concordou em arquivar suas acusações contra o fotógrafo de celebridades François-Marie Banier por ter supostamente enganado sua mãe para receber presentes dela.

As acusações motivaram o desentendimento original entre Liliane Bettencourt e sua filha, que depois tomou grandes proporções e se transformou em escândalo político.

O caso perdeu destaque desde que Woerth perdeu seu cargo numa reformulação do ministério, mas pode voltar a prejudicar o governo quando o inquérito apresentar suas conclusões.

Françoise Bettencourt Meyers registrou queixa criminal contra Banier em 2007, acusando-o de abusar da fragilidade de sua mãe, depois de Liliane Bettencourt ter dado a ele presentes no valor de 1 bilhão de euros. Banier negou ter cometido qualquer irregularidade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES