Imprensa internacional destaca a condenação de Lula

Diversos jornais e portais estrangeiros destacaram a condenação

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Poucos minutos depois do anúncio da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva proferida pelo juiz federal Sérgio Moro nesta quarta-feira (12), os jornais e portais internacionais já deram destaque à notícia do veredicto.

Entre os veículos estão o americano The New York Times , o espanhol El País , o italiano La Repubblica , os britânicos BBC e The Independent e o francês Le Figaro . Muitos deles deram a notícia sobre a condenação de Lula como “urgente” nas redes sociais.

Entre os destaques, estão de que “Lula foi condenado na investigação Lava Jato, a operação Mãos Limpas do país sul-americano”, escreveu o La Repubblica . 

Já o portal britânico BBC fez um "breaking news" (ou “urgente”) sobre o caso, destacando a decisão de Moro . O site ainda lembrou que o ex-presidente sempre afirmou ser "inocente" e que o julgamento era "motivado politicamente".

O site Le Figaro também colocou em destaque a informação da condenação e seus motivos e destacou que o ex-mandatário "ícone da esquerda" poderá "fazer a apelação em liberdade".

Quem também deu destaque quase imediato à decisão judicial foi o El Pais , que informou sobre a decisão de Moro e ressaltou que essa "é a primeira das cinco sentenças que tem pendentes perante o juiz Moro".

O britânico The Independent divulgou um "breaking news" com a notícia e destacou que Lula "foi presidente entre os anos de 2003 e 2010 e permanecerá livre enquanto apela da sentença". 

A sentença

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção ativa e lavagem de dinheiro no episódio envolvendo a compra de um tríplex no Guarujá (SP) . A sentença foi proferida nesta quarta-feira (12) pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância.

O magistrado da 13ª Vara Federal de Curitiba determinou que Lula  poderá recorrer da sentença em liberdade. Moro chegou a escrever em sua decisão que "caberia cogitar a decretação da prisão preventiva", mas a "prudência recomenda que se aguarde o julgamento", pois a prisão de um ex-presidente envolveria "certos traumas".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES