Irã anuncia inauguração de fábricas de mísseis

Míssil terra-ar batizado de Qaem (ascensão) tem capacidade de atacar helicópteros inimigos

O ministro iraniano da Defesa, Ahmad Vahidi, inaugurou neste sábado duas fábricas para a produção de mísseis, três dias depois do lançamento de um foguete espacial de fabricação local, informou o canal de TV estatal.

O primeiro local produz um míssil terra-ar batizado de Qaem (ascensão), com capacidade de atacar helicópteros inimigos.

O segundo fabrica um míssil antitanque chamado Toufan (tempestade).

O anúncio foi feito em plena celebração iraniana da "Década da Alvorada", que termina em 11 de fevereiro, com o 31º aniversário da vitória da revolução islâmica de 1979.

O Irã enviou na quarta-feira, pela primeira vez, animais vivos ao espaço por ocasião do aniversário, reafirmando suas ambições tecnológicas e espaciais.

O Irã testou o foguete espacial Kavoshgar-3, de fabricação local, que transportava uma cápsula experimental" com animais vivos.

A cápsula experimental, que voltou à Terra pouco depois do lançamento do Kavoshgar, continha tartarugas, minhocas e um rato.

Washington mobilizou um sistema de defesa antimísseis no Golfo para fazer frente ao que considera um perigoso programa nuclear iraniano, assim como a crescente capacidade de Teerã na área dos mísseis, informou recentemente o jornal New York Times.

Fonte: g1, www.g1.com.br