Israel liberta dois reféns argentinos em operação na Faixa de Gaza

Segundo os militares, os reféns são dois homens, identificados pelo governo argentino como Fernando Simon Marman e Louis Har.

Fernando Simon Marman e Louis Har libertados durante operação em Rafah | Associação de Parentes de Reféns e Desaparecidos via AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dois reféns argentinos foram libertados, nesta segunda-feira (12), pelas Forças de Defesa de Israel durante uma operação na cidade de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza. Segundo os militares, os reféns são dois homens, identificados pelo governo argentino como Fernando Simon Marman e Louis Har.

Os dois homens também têm nacionalidade israelense e haviam sido sequestrados pelo Hamas em 7 de outubro de 2023, quando o grupo terrorista invadiu o sul de Israel, matando 1.404 pessoas e sequestrando centenas de outras. O episódio deu início à guerra entre Israel e o Hamas, que já completou quatro meses.

Após a ação, Israel divulgou uma foto das vítimas. A imagem mostra os homens sentados em um sofá no hospital ao lado de familiares.  "Os dois estão em boas condições médicas e foram transferidos para a realização de exames no hospital Sheba Tel Hashomer [em Israel]", disse, em comunicado, o Exército israelense.

Em comunicado, o governo argentino agradeceu a Israel pela operação. O presidente argentino, Javier Milei, visitou Israel na semana passada. "Durante a sua visita ao Estado de Israel, o presidente Javier Milei reiterou ao presidente Isaac Herzog e ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu o pedido de libertação de cada um dos reféns argentinos e continua a manter firmemente a sua condenação do terrorismo do Hamas", diz o comunicado.

De acordo com Israel, 134 reféns continuavam sob poder do Hamas. Desde a semana passada, os dois lados tentam negociar um novo acordo de trégua em troca de devolução de reféns, mediados por Egito, Catar e pelos Estados Unidos.

Segundo o jornal argentino "Clarín", Edan Begerano, parente de um dos reféns, disse que os dois resgatados já reencontraram a família no hospital para o qual foram levados.

Ataque em Rafah

Uma série de bombardeios aéreos israelenses aconteceu durante a madrugada de segunda-feira (12), pelo horário local — noite de domingo (11), na cidade de Rafah, na Faixa de Gaza. O governo local, controlado pelo Hamas, acusou o Exército israelense de ter matado 67 pessoas durante a operação. O Exército de Israel afirmou em comunicado que conduziram uma "série de ataques" no sul do enclave e que agora "concluíram" a ação, sem fornecer mais detalhes.

Netanyahu, que afirmou que a "vitória" sobre o Hamas só pode ser alcançada com a entrada de tropas em Rafah, ordenou na sexta-feira às suas forças que se preparassem para a operação. O anúncio gerou preocupação por parte de líderes mundiais e grupos de ajuda humanitária.

Com informações do g1 e Folha de S. Paulo e O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES