SEÇÕES

Jornalista chora ao noticiar separação de bebês de pais imigrantes

Tema da separação de famílias repercute dentro e fora dos EUA

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

jornailsta Rachel Maddow, comentarista de política da emissora MSNBC, chorou em uma transmissão ao vivo ao noticiar uma reportagem sobre a separação de bebês e crianças de pais imigrantes que entram de maneira ilegal nos Estados Unidos.

O tema da separação de famílias de imigrante ilegais repercute dentro e fora dos Estados Unidos. Uma nova política do governo Trump estabelece que imigrantes ilegais adultos tenham que ser levados a centros de detenção e responder a processos criminais ao entrar em território americano. Com isso, os menores de idade que chegam junto com seus pais são separados e levadas a abrigos sob custódia do governo.

CLIQUE AQUI E ASSISTA

"Desculpe. Acho que vou ter que dar um jeito nisso", afirmou, tentando se recuperar.

Como não conseguiu ler toda a notícia, encerrou o programa e chamou para a participação de outro jornalista.

Mais tarde, Maddow publicou um pedido de desculpas em sua conta no Twitter:

Balanço mais recente aponta 49 crianças brasileiras separadas dos pais em abrigos americanos

O cônsul-geral adjunto do Brasil em Houston, Felipe Santarosa, disse que recebeu do governo americano a informação de que, até a última sexta-feira (15), havia 49 crianças brasileiras em abrigos nos Estados Unidos, depois de terem sido separadas dos pais na fronteira.

O número atualizado é bem maior que o anterior: mais cedo nesta quarta, o mesmo diplomata dispunha da informação de que oito crianças brasileiras estavam separadas de seus responsáveis após cruzarem a fronteira com o México.

Contra e a favor: veja os argumentos sobre a política que levou à separação de famílias imigrantes nos EUA

A política de "tolerância zero" do governo dos Estados Unidos em relação aos imigrantes que atravessam a fronteira com o México levantou protestos por todo o mundo. O debate esquentou depois de relatos e imagens de famílias separadas por autoridades norte-americanas no momento da detenção. Na tarde desta quarta-feira (20), o presidente Donald Trump assinou uma ordem para suspender a separação.

Veja os argumentos usados por políticos e autoridades contra e a favor da política imigratória dos Estados Unidos:

CONTRA MEDIDA

1. Violação aos direitos da criança

A porta-voz do Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU, Ravina Shamdasani, afirmou que separar famílias e deter menores de idade representa uma "violação grave dos direitos da criança" e recordou que os Estados Unidos continua sendo o único país que não ratificou a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças.

"Pedimos às autoridades americanas que adotem alternativas que evitem privar a liberdade e que permitam às crianças permanecer com suas famílias", afirmou a porta-voz.

2. Crianças usadas como moeda de troca

Os filhos dos imigrantes estariam sendo usados como moeda de troca pelo governo de Donald Trump, acusou o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, pelo Twitter.

Na mesma linha, Hillary Clinton, rival de Trump na eleição de 2016, acusou o presidente de usar as crianças para fins políticos.

“Isso é uma crise humanitária e moral. Todo ser humano com um senso de compaixão e decência deveria ficar indignado”, afirmou Hillary.

O Partido Democrata queria resolver a situação dos “dreamers” (imigrantes que entraram ilegalmente no país quando eram crianças), mas o Partido Republicano e o presidente só fariam isso se a negociação incluísse o muro na fronteira com o México.

3. Efeito negativo ao partido de Trump

Políticos do mesmo partido de Donald Trump se opuseram à política que separa famílias na fronteira com o México.

O senador republicano John McCain disse que o governo deveria interromper “agora” a política e que a separação familiar é "uma afronta à decência do povo norte-americano e contra os princípios e valores nos quais a nação foi fundada".

A ex-primeira-dama Laura Bush, mulher do ex-presidente republicano George W. Bush criticou abertamente a abordagem republicana em um artigo publicado neste domingo no " The Washington Post".

"Moro em um estado fronteiriço. Compreendo a necessidade de reforçar e proteger as fronteiras, mas esta política de tolerância zero é cruel. É imoral. E isso quebra o meu coração", afirmou Laura.

4. O próprio presidente Trump disse considerar política 'horrível'

Nem mesmo o presidente Donald Trump defendeu publicamente a separação das famílias, que ele classificou como "horrível".

 A FAVOR DA  MEDIDA

1. País 'não pode se tornar campo de refugiados'

Na mesma entrevista em que Trump declarou que a separação das famílias "é horrível", ele enfatizou que "os Estados Unidos não serão um campo de imigrantes, e não serão um complexo para manter refugiados".

Trump disse que não quer que crianças sejam separadas de seus pais, como vem acontecendo, mas que essa medida é necessária em caso de imigrantes ilegais que entram no país e são processados.

2. Fotos dramáticas são antigas

Veículos de imprensa norte-americanos afirmaram que algumas das fotos divulgadas pelas redes sociais não corresponderiam ao mandato Trump, e, sim, ao de Barack Obama.

As fotos de crianças presas em estruturas semelhantes a gaiolas são de 2014, quando o democrata ainda ocupava a Casa Branca. Além disso, os jovens mostrados nas imagens teriam entrado nos Estados Unidos sozinhos, e não com as famílias.

3. Medida coibiria imigração ilegal

Por mais perturbadoras que sejam, as imagens de separação das famílias coíbem outras pessoas de tentar a imigração ilegal para os Estados Unidos. É o que vinha defendendo o procurador-geral norte-americano, Jeff Sessions, em entrevistas à imprensa do país.

Antes mesmo de o assunto tomar a pauta da política norte-americana, nomes ligados a Trump apresentavam posições semelhantes. Em março de 2017, John Kelly, então secretário de segurança nacional, também disse que a medida poderia ter efeito coibitivo.

4. Obedecer às leis 'é bíblico'

Sessions também disse que o governo dos Estados Unidos apenas seguia o ordenamento jurídico existente no país. Para isso, o procurador-geral citou uma passagem da Bíblia do livro dos Romanos para justificar a posição:

Jornalistas norte-americanos interpelaram a fala de Sessions à porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders. Ela endossou a posição do procurador-geral.

"É muito bíblico aplicar as leis. [...] As leis são as mesmas que estão nos livros em uma década. E o presidente está simplesmente aplicando-as", respondeu Sanders.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos