Jovem com meningite perde pontas dos dedos dos pés e mãos

Ela faz apelo após passar por 30 cirurgias

Manchas na pele, febre, dor de cabeça, rigidez na nuca e fotofobia. Assim como acontececom a maioria das pessoas, Sophie Royce percebeu logo de cara que os sintomasque tinha eram de uma meningite. E, também como com todo mundo, a jovem de 23anos também caiu em uma armadilha bem comum: ela achava que essa era uma doençaque só atingia bebês e crianças pequenas.

Em julho de 2013, quando tinha 21 anos, Sophie, que mora em Surrey, na Inglaterra,foi levada às pressas para o hospital. Os médicos, então, diagnosticaram agarota com septicemia (infecção generalizada) causada pela meningite. Depois depassar por 30 cirurgias durante as oito semanas e meia em que esteve internada,Sophie conseguiu sobreviver, mas a doença cobrou seu preço: a jovem teve queamputar as pontas dos dedos dos pés e das mãos.

Agora,depois de comemorar dois anos de seu “renascimento”, Sophie faz um apelo para osoutros jovens. Junto com a Meningitis Research Foundation, que acaba de lançara campanha #StopTheSpread (algo como Não Deixe Espalhar, em tradução livre) naInglaterra, ela espera que outras pessoas da sua idade, que estão prestes ainiciar sua vida universitária, tomem a vacina contra a doença.

— Quando fuilevada ao hospital, eu já estava quase morrendo, e tudo acontecia muito rápido.Havia várias pessoas ao redor da minha cama, injetando coisas nas minhas veias.Fui levada para a UTI, e a equipe médica lutava para me manter estável. A essaaltura, eu estava roxa da cabeça aos pés. Meu coração então parou de funcionar,e era a septicemia começando a ganhar a batalha. Fizeram as manobras deressuscitação, e me trouxeram de volta. Tive falência de órgãos, meus pulmõesficaram cheios de líquido e meu corpo estava sendo “envenenado” de dentro parafora.

Depois dealguns dias de internação, foi descoberto que Sophie havia contraído um tiporaro de meningite, a W135.

— Tive gangrena nas extremidades do corpo, e tive que tomar decisões difíceis sobreamputar meus membros e fazer um transplante de rim. Já se passaram dois anos, enão há uma hora em que eu não pense no milagre que os médicos fizeram. Eles sãomeus heróis.


A meningite é a inflamação dasmembranas que revestem o centro do sistema nervoso e a medula espinhal,conhecidas como meninges. Pode ser causada por vírus, bactérias ou outrosmicro-organismos, e, nos casos mais graves, pode levar à morte. 


Image title

Image title

Fonte: Com informações do R7