Mafioso que inspirou filme de Hollywood morre aos 69 anos

Mafioso que inspirou filme de Hollywood morre aos 69 anos

Henry Hill, que se tornou informante do FBI, morreu de causa não revelada. Trajetória dele virou livro que inspirou filme indicado a seis Oscars

Henry Hill, o famoso mafioso que se tornou informante do FBI e cuja vida foi narrada no livro ?Wiseguy?, que inspirou o filme ?Os Bons Companheiros?, do diretor Martin Scorsese, morreu aos 69 anos.

Hill morreu num hospital de Los Angeles de uma doença não revelada na terça-feira (12), segundo Nate Caserta, filho da mulher dele, Lisa Schinelli Caserta. ?O coração dele parou. Ele estava doente há muito tempo?, contou Caserta à ABC News.

?Você viveu verdadeiramente uma vida que ninguém poderia viver. Você mudou a vida de tanta gente. Seu espírito viverá em mim para sempre?, escreveu o enteado no Facebook.

O nome de Hill se tornou conhecido como ligado à família Lucchese, em Nova York, entre os anos 60 e 80. Ele começou sua vida no crime aos 11 anos, quando vivia num setor operário do Brookly onde entrou para o grupo de Paul Vario, o ?cap? da família Lucchese.

?É uma estilo de vida viciante, que te devora. Você se torna tão assustado e tão apaixonado pelo dinheiro, que é impossível sair. Todas as pessoas têm medo de você ?e isso vicia?, contou Hill ao programa ?Good Morning America? em 2004.

Ele completou o seu primeiro grande roubo quando se uniu a Thomas DeSimone ? no filme, interpretado pelo ganhador do Oscar Joe Pesci- no famoso assalto a um carregamento da Air France avaliado em US$ 420 mil, em abril de 1967.

Nos anos 70, Hill passou seis ano na prisão após ter sido condenado por extorsão. Enquanto estava na prisão, com a ajuda da primeira esposa Karen, ele continuava a comandar um esquema de contrabando de drogas e alimentos fora da cadeia. Ele foi libertado em 1978 por bom comportamento.

Hill se tornou informante do FBI em 1980, após ter sido preso por tráfico de drogas, e seus relatos levaram à mais de 50 prisões.

Ele, a esposa Karen e os dois filhos entraram para um programa de proteção de testemunhas e mudaram seus nomes. A família viveu em diversas cidades dos EUA até deixar o programa, no início dos anos 90.

O casal se separou em seguida e Hill se mudou para Malibu, onde conheceu Lisa Caserta. Ele também começou a vender suas próprias peças de arte pelo site de vendas eBay, e a fazer aparições em programas como o ?The Howard Stern Show?.

Em 2010, Hille foi incluído no Museum of the American Gangster, o Museu da Máfia em Nova York.

O ator Ray Liota o interpretou em ?Os Bons Companheiros?, que foi indicado a seis Oscars, incluindo o prêmio de Melhor Filme. O repórter de polícia Nicholas Pileggi publicou o livro que deu origem ao filme em 1986.

Fonte: G1