Mais de 3,7 milhões de eleitores já votaram nos Estados Unidos

Mais de 3,7 milhões de eleitores já votaram nos Estados Unidos

No país, é possível votar de forma antecipada, pessoalmente ou por correio

Mais de 3,7 milhões de americanos já votaram adiantado para as eleições de 6 de novembro, e durante este fim de semana essa possibilidade se abrirá em mais sete estados e em Washington, a capital dos Estados Unidos.

No crucial estado de Nevada, os cidadãos podem ir às urnas desde hoje, como lembrou em sua conta no Twitter a primeira-dama, Michelle Obama, que votou por correio esta semana.

A votação antecipada também começa neste fim de semana nos estados de Arkansas, Colorado, Texas, Wisconsin, Alaska e Washington, assim como no Distrito de Columbia, que abriga a capital americana.

Um total de 35 estados e o Distrito de Columbia permitem algum tipo de votação adiantada, seja pessoalmente ou por correio.

Na segunda, dia do último debate televisionado entre o presidente e candidato democrata à reeleição, Barack Obama, e o aspirante republicano à Casa Branca, Mitt Romney, o voto antecipado já estará disponível em seis dos nove estados-chave para vencer em novembro: Colorado, Iowa, Nevada, Carolina do Norte, Ohio e Wisconsin.

Dos três restantes, a Flórida abrirá o voto adiantado no próximo fim de semana, e Virginia e Novo Hampshire só oferecem essa opção aos que cumprem certos requisitos.

Os especialistas preveem que entre 35% e 40% dos eleitores exercerão seu direito antes do dia das eleições, frente a 30% que emitiram seus votos adiantados em 2008.

Segundo o centro de estatísticas eleitorais da Universidade George Mason, até este sábado (20) haviam votado mais de 3,7 milhões de americanos.

Obama votará pessoalmente de maneira antecipada na próxima quinta-feira (25), em Chicago, segundo anunciou a campanha democrata.

Tanto ele quanto sua esposa estão incentivando a votação antecipada, uma opção que favoreceu a Obama em 2008 frente ao seu então rival republicano, John McCain.

Fonte: G1