Após retirar 8, Tailândia encerra segundo dia de resgates

Oito pessoas - sete meninos e o seu treinador- ainda permanecem.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Atualizado às 09h40

Após retirar 8, Tailândia encerra segundo dia de resgates

Por volta das 9h30 desta segunda-feira (9), 19h30 em Chiang Rai, o governo da Tailândia encerrou o segundo dia de resgates do time de futebol amador preso em caverna no norte do país. Até o momento, oito garotos foram retirados do local.

Ainda restam quatro garotos a serem liberados, além do técnico de futebol que acompanha o grupo. Eles passarão mais uma noite na caverna, de onde não conseguem sair desde 23 de junho. No último domingo, quatro garotos do time de futebol juvenil "Javalis Selvagens" já haviam sido resgatados da caverna.

Mais um jovem é resgatado em caverna na Tailândia no 2º dia

O quinto menino foi retirado da caverna Tham Luang, na Tailândia, na manhã desta segunda-feira (08/07), no segundo dia de resgate, segundo a Marinha tailandesa. Oito pessoas - sete meninos e o seu treinador- ainda permanecem na cavidade subterrânea, onde entraram no dia 23 de junho.

Os mesmos especialistas que participaram da primeira etapa de salvamento no domingo (8) retornaram à caverna. A missão desta segunda é trazer ao menos outros três adolescentes, conforme as etapas antecipadas por autoridades no final de semana.

É possível, no entanto, que a equipe escolte quatro jovens de volta, com base no sucesso da operação do domingo. Os quatro resgatados chegaram à superfície em segurança e em bom estado de saúde no primeiro dia de resgate. O quinto menino já está no hospital da província de Chiang Rai, mas ainda não há informações sobre o seu estado de saúde.

O governador da província de Chiang Rai e coordenador da célula de crise, Narongsak Osatanakorn, afirmou que os trabalhos desta segunda começaram às 11h (no horário local, 1h de Brasília) e que as autoridades "esperam ouvir boas notícias nas próximas horas".

"Todas as condições ainda são tão boas quanto eram ontem. Estamos prontos como antes. Faremos isso mais rápido porque temos medo da chuva", disse Narongsak em entrevista coletiva.

No entorno da montanha, ambulâncias e helicópteros esperam pelos garotos. No domingo, após voltar à superfície os meninos foram para um hospital improvisado, montado perto da gruta, onde passaram pelos primeiros exames físicos. Depois, seguiram para o hospital da província de Chiang Rai.

Osottanakorn afirmou que 90 mergulhadores - 50 estrangeiros e 40 tailandeses - participaram da operação de domingo. Ele ajudaram a conduzir o grupo pelos trechos inundados da caverna Tham Luang, que está complemente no escuro.

O time de futebol "Javalis Selvagens", integrado por 12 meninos com idades entre 11 e 16 anos e seu técnico de 25 anos, passou nove dias nas profundidades da caverna até que dois mergulhadores britânicos localizaram o grupo na segunda-feira (2). Abatidos, eles estavam sobre uma rocha a mais de quatro quilômetros da entrada da gruta.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES