Jornal: Mercenários sul-africanos tentam proteger filho de Kadhafi

Segundo uma fonte rebelde, o filho de Gaddafi teria viajado na terça-feira para a fronteira com Níger em busca de refúgio

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de mercenários sul-africanos está na Líbia e tenta retirar do país Saif al Islam, filho de Muammar Gaddafi, informa o jornal sul-africano "Beeld".

Outro jornal sul-africano, o "Rapport", em africâner, informou no domingo que 19 mercenários da África do Sul haviam sido contratados por empresas do país vinculadas a Gaddafi para participar na proteção do ditador e de seus familiares.

Saif al Islam, considerado o possível sucessor de Gaddafi durante os últimos anos do regime que chegou ao fim na semana passada, fugiu de Trípoli com o pai e o irmão Muatasim durante a batalha pela capital líbia em agosto e se refugiou em Sirte.

Muatasim morreu ao lado do pai na quinta-feira (20), mas Saif al Islam escapou das tropas do CNT (Conselho Nacional de Transição).

Segundo uma fonte rebelde, o filho de Gaddafi teria viajado na terça-feira para a fronteira com Níger em busca de refúgio.

O "Beeld" informa que aviões estão posicionados em Johannesburgo e em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, para buscar os mercenários -- e eventualmente Saif al Islam -- quando possível.

No fim de agosto, informações da imprensa destacaram que um grupo de sul-africanos havia escoltado de Trípoli a Niamei um comboio com ouro, moedas estrangeiras e diamantes de Gaddafi.

Os mercenários também teriam ajudado a esposa de Gaddafi, Safiya, sua filha Aisha e dois filhos, Hannibal e Mohamed, a fugir do país.

O ministério sul-africano das Relações Exteriores não comentou as informações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES