Morre rinoceronte branco na Califórnia; restam apenas três no mundo

Nola era o único da espécie no Hemisfério Ocidental

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um rinoceronte branco do norte, um dos quatro que ainda estão na Terra, morreu no domingo no Parque Zoológico de San Diego, após sofrer uma infecção bacteriana e vários problemas de saúde relacionados à idade, informaram os responsáveis pelo zoológico.

Nola, um rinoceronte de 41 anos de idade, chegou ao parque localizado no sul da Califórnia em 1989 como parte de uma programa de reprodução.

O animal sofreu pioras no fim de semana passado após superar uma intervenção cirúrgica em 13 de novembro para drenar o excesso pélvico, identificado como foco da infecção, informou o zoológico em um comunicado.

Com peso de 1.800 quilos, o rinoceronte foi monitorado constantemente na semana passada por veterinários, que confirmaram a diminuição de apetite e níveis de atividade.

Após a piora no estado de saúde significativa, os cuidadores decidiram sacrificar o animal, disseram os responsáveis pelo zoológico.

Os rinocerontes brancos do norte em liberdade foram declarados extintos em 2008 por causa da caça furtiva para extração dos chifres, apreciados no mercado negro por supostas propriedades medicinais em algumas culturas.

Nola era o único da espécie no Hemisfério Ocidental. Agora só sobram três, todos na reserva Ol Pejeta, no Quênia, de acordo com os responsáveis pelo zoológico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES