Baterista dos Ramones, Tommy Ramone deixa grande legado ao Rock

Morreu aos 65 anos Tommy Ramone, o baterista da formação original da banda punk Ramones, uma das mais influentes da história da música

Avalie a matéria:
|

O baterista Tommy Ramone, o último sobrevivente da formação original da banda punk The Ramones, uma das mais influentes da História, morreu nesta sexta-feira, aos 65 anos.

Nascido com o nome de Erdelyi Tamas em Budapeste, Tommy Ramone faleceu na sexta-feira em sua casa em Nova York após uma batalha contra o câncer, segundo a revista Variety.

"Nós estamos tristes de anunciar a morte do baterista original dos Ramones Tommy (Erdelyi) Ramone", anunciou a conta oficial do grupo no Twitter.

Os quatro integrantes originais do grupo, que passaram a usar o sobrenome Ramone, formaram a banda nos anos 1970 e ganharam espaço na cena punk underground de Nova York.

Os três primeiros álbuns dos Ramones são considerados clássicos: "Ramones" (1976), que incluía o primeiro hit do grupo, "Blitzkrieg Bop", "Leave Home" e "Rocket to Russia" (ambos de 1977).

"Os Ramones revitalizaram o rock and roll em um de seus momentos de baixa, com a infusão da energia punk, atitude ousada e um som novo, barulhento", afirma a biografia da banda no Rock and Roll Hall of Fame.

Quando o primeiro álbum foi lançado, "a cena do rock em geral havia se transformado em algo vaidoso e narcisístico. Os Ramones voltaram ao básico: simplicidade, velocidade, canções de rock and roll despojadas".

O primeiro álbum não foi um sucesso comercial, mas é considerado pela crítica uma influência seminal no reconhecimento do punk-rock.

O disco ficou em primeiro lugar na lista da revista SPIN de 50 álbuns essenciais do movimento punk e foi indicado para integrar o arquivo da Biblioteca do Congresso americano.

The Ramones emplacou vários hits, como "I Wanna Be Sedated," "Teenage Lobotomy," "Sheena Is a Punk Rocker", "Beat on The Brat", entre outros.

Tommy Ramone, que "ancorou a batida frenética com uma energia sobre-humana", repassou as baquetas para um novo baterista, Marky Ramone, em 1978, mas permaneceu com coprodutor e conselheiro da banda até 1984.

O Ramones chegou ao fim em 1996. A banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame em 2002.

O vocalista Joey Ramone morreu em 2001, o baixista Dee Dee Ramone faleceu em 2002 e o guitarrista Johnny Ramone morreu em 2004.

"Os Ramones não eram apenas música: era uma ideia", afirma a página do grupo no Facebook, que cita uma frase de Tommy de 1978.

"Era trazer de volta todo um sentimento que estava perdido no rock ? foi um empurrão para dizer algo novo e diferente. Originalmente era apenas um tipo de coisa artística; no fim eu senti que era algo bom o suficiente para todos".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES