America Lantina: Mulher dá à luz a quíntuplos em hospital da Guatemala

Arana informou que os bebês, concebidos por fertilização assistida, nasceram com seis meses de gestação

Uma mulher guatemalteca de 28 anos deu à luz quíntuplos - três meninas e dois meninos - de cesariana, nesta sexta-feira, em um hospital do sul da capital, informaram médicos que a atenderam.

"Estão recebendo cuidados cinco recém-nascidos de um parto múltiplo" no hospital Pamplona, na periferia sul da capital, explicou o médico Byron Arana a jornalistas.

Arana informou que os bebês, concebidos por fertilização assistida, nasceram com seis meses de gestação e pesam entre 709 gramas e 1,2 quilo, o que é considerado muito baixo. Por isso foram colocados em tratamento, sobretudo para facilitar a respiração.

"Alguns deles estão sendo ventilados porque têm imaturidade pulmonar e estão com ventiladores que os ajudam a manter a oxigenação. Vão receber medicamentos para restabelecer a função pulmonar", acrescentou o médico.

Arana explicou que, por se tratar de um parto múltiplo, a mãe só completou seis meses de gestação e as crianças nasceram com um intervalo um do outro entre 1 e 1,5 minuto.

Segundo autoridades médicas, este é o segundo caso de quíntuplos nascidos em um hospital da rede da Previdência Social guatemalteca nos últimos cinco anos.

Fonte: Terra