N.York acusa Nigéria de não pagar impostos

Nova York anunciou hoje que apresentou uma ação contra o Governo da Nigéria

A Prefeitura de Nova York anunciou hoje que apresentou uma ação contra o Governo da Nigéria pelo não pagamento de impostos sobre um prédio que possui na cidade, e pede até US$ 16 milhões.

"O Governo nigeriano não pagou os impostos imobiliários e outros encargos pelos escritórios comerciais e outros espaços não isentos de impostos que há no edifício de 22 andares que possui no número 828 da Segunda Avenida de Manhattan", explica a Prefeitura no processo.

O arranha-céu fica próximo à sede das Nações Unidas, na zona em que estão consulados e missões diplomáticas, e chama a atenção pelo fato de o Governo da Nigéria possuir todo o imóvel, enquanto a maior parte dos países alugam apenas escritórios.

As autoridades locais entendem que a Nigéria utiliza o edifício para outras atividades além das diplomáticas, que são isentas de impostos imobiliários nos Estados Unidos.

Embora a Prefeitura de Nova York diga desconhecer o valor exato da dívida da Nigéria, devido à recusa do Governo em dar a documentação necessária, calcula que o montante oscile entre US$ 4,1 e 16 milhões.

"Especialmente em momentos econômicos difíceis, vamos buscar cada dólar que pertença aos contribuintes", disse o prefeito de Nova York, Michael Blooomberg, em comunicado.

A Prefeitura de Nova York também já levou aos tribunais as representações diplomáticas de Índia e Mongólia, por considerar que não pagam corretamente os impostos sobre as casas de alguns funcionários.

Fonte: g1, www.g1.com.br