Noruega começa a julgar atirador que massacrou 77 pessoas; alega legítima defesa

Noruega começa a julgar atirador que massacrou 77 pessoas; alega legítima defesa

Se condenado, Anders Behring poderá pegar 21 anos de prisão.

O Tribunal de Oslo, na Noruega, começou a julgar nesta segunda-feira (16) o atirador Anders Behring Breivik, pelo massacre de 77 pessoas em 22 de julho de 2011. Se condenado, poderá pegar 21 anos de prisão.

O rapaz está preso desde aquele dia, após matar 8 pessoas em um atentado a bomba contra o prédio do governo no centro da capital e, a tiros, mais 69 jovens que estavam reunidos na ilha de Utoeya.

A primeira parte do julgamento incluirá a leitura da acusação contra o atirador e as intervenções de promotoria e defesa. O processo deve determinar ainda se o réu é incapaz - isso deve levá-lo a uma clínica - ou consciente de seus atos.

Ainda não está definido quando Breivik se pronunciará, mas nesta segunda-feira ele deverá responder se é culpado ou inocente.

Anders Behring Breivik cumprimentou os presentes no tribunal onde ele será julgado com um braço estendido e o punho fechado. Chegou escoltado por dois policiais e esperou até que as algemas fossem retiradas para fazer a saudação. Ele pareceu tranquilo e estava sorridente.

Fonte: G1