Número de mortes por fortes chuvas sobe para cinco na República Tcheca

Número de mortes por fortes chuvas sobe para cinco na República Tcheca

Segundo agência local, polícia confirmou a morte de 1 mulher e 4 homens. Quase 3 mil pessoas já foram evacuadas desde o último sábado (1º).

As enchentes e deslizamento de terra provocados por internsas chuvas na Europa Central já provocaram cinco mortes na República Tcheca, segundo a agência local "CTK". Segundo a agência, os bombeiros 3 mil pessoas foram evacuadas, a maioria na região da Boêmia Central. Uma sexta vítima das tempestades foi registrada na Áustria.

A última vítima confirmada é um homem que foi encontrado morto pelas equipes de resgate na região de Měčí. Na cidade de Mokrany, na Boêmia Central, os socorristas acharam, na margem de um riacho na cidade de Janovský, o corpo de um octogenário que morreu aparentemente afogado, enquanto do rio Úpa foi recuperado o cadáver de outro homem.

Estas vítimas se somam a uma mulher e um homem achados em uma casa de campo que desmoronou, na cidade de Trebenice, perto de Praga.


Número de mortes por fortes chuvas sobe para cinco na República Tcheca

Muitas pessoas continuam desaparecidas, segundo a polícia.

A previsão para as próximas horas é de fortes chuvas em todo o país.

Os leitos da maioria dos rios do país seguiam subindo esta segunda-feira (03), com intensas chuvas, e na noite de domingo mais de 2,6 mil pessoas foram retiradas pelos bombeiros nas zonas mais ameaçadas pelas inundações.

Em algumas localidades, as autoridades tiveram que recorrer a helicópteros para resgatar os moradores de suas casas. Além disso, em várias áreas do país centro-europeu, as vias do trem e as estradas foram cortadas.

O centro histórico de Praga, um dos principais centros turísticos da Europa, também está ameaçado e oito estações de metrô tiveram que ser fechadas após o aumento do nível das águas do rio Vltava.

Desde a noite de sábado (1º), as autoridades de Praga, com a ajuda de soldados do Exército tcheco, levantam barreiras contra as águas.

A República Tcheca viveu em 2002 as piores enchentes de sua história, nas quais morreram 17 pessoas.

Áustria

Nesta segunda-feira, centenas de pessoas foram retiradas de suas casas e as equipes de resgate procuravam duas pessoas desaparecidas na Áustria.

Na província montanhosa de Tirol, que foi afetada no domingo por uma tempestade, as inundações provocaram quase 70 deslizamentos de terra e 1.500 casas estão sem energia elétrica.

Um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem de mercadorias durante a noite, mas ninguém ficou ferido.

Fonte: G1