"O artista" leva os principais prêmios do Oscar; veja ganhadores

Longa ganhou cinco prêmios, incluindo melhor filme, diretor e ator.

Maior indicado do Oscar 2012, com 11 nomeações, "A invenção de Hugo Cabret" começou a cerimônia confirmando o favoritismo, ao levar os dois primeiros prêmios da noite: fotografia e direção de arte. Além destes, esta primeira incursão de Martin Scorses pelo 3D já faturou outras três estatuetas - edição de som, mixagem de som e efeitos visuais. A entrega acontece neste domingo (26), no Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre), em Los Angeles.

Quem apresenta a premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood é Billy Cristal, que pela nona vez se encarrega da função. Esta 84ª edição da cerimônia contempla, ao todo, 24 categorias.

O segundo maior indicado, depois de "Hugo", é a produção franco-belga "O artista", o maior vencedor da atual temporada de premiações do cinema internacial. O longa dirigido por Michel Hazanavicius faturou a terceira estatueta desta edição: figurino.

Mais tarde, o filme mudo ganhou a estatueta de melhor trilha sonora original, diretor e ator. Hazanavicius foi o primeiro francês a ganhar um Oscar de direção na história. A estatueta pela atuação masculina foi para Jean Dujardin, que defendeu o papel de um astro em crise na época da transição para o cinema sonoro. Já a de atuação feminina foi para Meryl Streep, por "A dama de ferro".

O primeiro momento de maior emoção foi protagonizado por Octavia Spencer, que recebeu das mãos de Christian Bale o prêmio de melhor atriz coadjuvante, por seu trabalho em "Histórias cruzadas". Ao ter seu nome anunciado, Octavia foi aplaudida de pé pelos presentes no auditório. Chorando bastante, ela agradeceu por diversas vezes seus familiares.

Quem também foi aplaudido de pé foi Christopher Plummer, escolhido o melhor ator coadjuvante por "Toda forma de amor". Ele se tornou a pessoa mais velha a já ter recebido um Oscar. No palco, olhando para o prêmio que acabava de receber, o veterano intérprete disse para a estatueta: "Você é só dois anos mais velha do que eu". Em seguida, Billy Cristal brincou, parabenizando Plummer: "[Agora] a média dos ganhadores do Oscar subiu para 67 anos [de idade]".

Outro veterano que saiu premiado foi Woody Allen, pela autoria do melhor roteiro original de "Meia-noite em Paris". Ele alcançou, assim, o tricampeonato na categoria - as conquistas anteriores foram pelo texto de "Noivo neutórico, noiva nervosa" (1977) e "Hanna e suas irmãs" (1986). Como de hábito, ele não estava presente no local.

Os representantes do Brasil no Oscar 2012 eram Sergio Mendes e Carlinhos Brown. Eles concorriam ao prêmio de melhor canção original, pela música "Real in Rio", tema da animação "Rio", dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha. Havia somente mais um único concorrente na categoria, "Man or Muppet", do longa "Os Muppets", que acabou sendo a preverida pelos votantes.

Veja ganhadores:

Melhor Filme

O Artista

Melhor Atriz

Meryl Streep, por A Dama de Ferro

Melhor Ator

Jean Dujardin, por O Artista

Melhor Atriz Coadjuvante

Octavia Spencer, por Histórias Cruzadas

Ator Coadjuvante

Christopher Plummer, por Toda Forma de Amor

Melhor Diretor

Michel Hazanavicius, por O Artista

Melhor Edição

Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres

Melhor Documentário

Undefeated

Melhor Documentário em Curta-Metragem

Saving Face

Melhor Animação

Rango

Melhor Trilha Sonora O Artista

Melhor Canção Original Man or Muppet, de Os Muppets (Bret McKenzie)

Melhor Roteiro Original

Meia-noite em Paris

Melhor Roteiro Adaptado

Os Descendentes

Melhor Som

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Edição de Som

A Invenção de Hugo Cabret

Melhores Efeitos Visuais

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Curta-Metragem de Animação

The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

Melhor Curta-Metragem

The Shore

Melhor Filme Estrangeiro

A Separação

Melhor Maquiagem

A Dama de Ferro

Melhor Figurino

O Artista

Melhor Direção de Arte

A Invenção de Hugo Cabret

Melhor Fotografia

A Invenção de Hugo Cabret































Fonte: G1