Obama chega à Irlanda para a primeira etapa de giro pela Europa

Obama chega à Irlanda para a primeira etapa de giro pela Europa

Presidente dos EUA viaja com Michelle e também passará por Inglaterra, França e Polônia

O país que recebeu a rainha da Inglaterra na última semana é, nesta segunda-feira (23), a primeira escala da visita do presidente americano Barack Obama em seu giro pela Europa.

O avião Air Force One de Obama pousou na capital Dublin às 9h32 locais (5h30, em Brasília). O presidente deve passar 24 horas no país, ocasião em que se encontrará com a presidente Mary McAleese e o primeiro-ministro Enda Kenny em Dublin.

Além disso, ele passará por Moneygall, o povoado de onde emigrou para os EUA um de seus antepassados, e pronunciar um discurso sobre as relações bilaterais, onde se espera que se refira à crise financeira da Irlanda

Segundo o jornal britânico The Guardian, Offaly foi enfeitada com bandeiras dos Estados Unidos antes da chegada de Obama ? para que ele se sinta em casa - e ele irá visitar alguns de seus parentes distantes durante sua estada.

Viaja ao seu lado a primeira-dama, Michelle Obama. Ainda hoje, o casal vai voltar para Dublin, quando Obama fará um discurso para uma multidão de 25 mil pessoas no antigo Parlamento irlandês, no centro da cidade.

Nesta terça-feira (24), o giro europeu de seis dias continua com a viagem para Londres, a segunda etapa de sua viagem, para uma visita de Estado. Obama vai também a Deauville (França) para participar da cúpula do G8 (Grupo dos Oito) e concluirá em Varsóvia, na Polônia, para conversas bilaterais com as autoridades, centradas na defesa do leste da Europa.

Fonte: R7, www.r7.com