Operação para endireitar o Costa Concordia é confirmada para segunda

Agência de proteção civil italiana confirmou início das operações. Condições meteorológicas e marítimas são compatíveis para o trabalho.

Megaoperação para endireitar o "Costa Concordia" que naufragou na ilha de Giglio em 23 de janeiro de 2012 | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A operação para endireitar o cruzeiro "Costa Concordia", que naufragou há mais de um ano e meio na ilha toscana de Giglio, começará na manhã desta segunda-feira, anunciou oficialmente a agência de proteção civil italiana.

A agência evocou condições metereológicas e marítimas "compatíveis" com os trabalhos.

"Os trabalhos de endireitamenro do navio Costa Concordia começarão amanhã, segunda-feira, 16 de setembro. Os parâmetros do vento e a altura das ondas são compatíveis com os valores máximos previstos pelos cálculos de possibilidade da operação", informou a agência em comunicado.

A operação deve começar pouco depois das 06h locais (01h de Brasília).

Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114.500 toneladas.

O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.

A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de saco de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.

Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocada para longe da ilha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES