Operação para endireitar o Costa Concordia é confirmada para segunda

Operação para endireitar o Costa Concordia é confirmada para segunda

Agência de proteção civil italiana confirmou início das operações. Condições meteorológicas e marítimas são compatíveis para o trabalho.

A operação para endireitar o cruzeiro "Costa Concordia", que naufragou há mais de um ano e meio na ilha toscana de Giglio, começará na manhã desta segunda-feira, anunciou oficialmente a agência de proteção civil italiana.

A agência evocou condições metereológicas e marítimas "compatíveis" com os trabalhos.

"Os trabalhos de endireitamenro do navio Costa Concordia começarão amanhã, segunda-feira, 16 de setembro. Os parâmetros do vento e a altura das ondas são compatíveis com os valores máximos previstos pelos cálculos de possibilidade da operação", informou a agência em comunicado.

A operação deve começar pouco depois das 06h locais (01h de Brasília).

Centenas de engenheiros e técnicos trabalham nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114.500 toneladas.

O naufrágio do cruzeiro em 13 de janeiro de 2012 deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo.

A embarcação, completamente tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de saco de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com a criação de um chão falso.

Uma vez que o barco seja colocado na posição vertical, somente dentro de várias semanas, provavelmente meses, será rebocada para longe da ilha.

Fonte: G1