Peixe sem cabeça começa a se mexer e “volta à vida”; vídeo!

A biologia explica o fenômeno

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A história está permeada por lendas e mitologias de pessoas que faleceram e, em teoria, conseguiram voltar à vida depois de algum tempo. Além disso, não é incomum que pessoas acordem dentro de gelados necrotérios e até mesmo lutem por suas vidas depois de enterradas. Mas você já ouviu falar em um peixe que, mesmo sem cabeça, voltou a se mover?

Um vídeo bizarro viralizou no Twitter, na última quarta-feira (5), ao mostrar um peixe , supostamente morto e sem cabeça, se debatendo de forma desesperada. As imagens foram flagradas no Japão e publicadas por Yutaka Suzuki, que ainda comentou “a incrível vitalidade dos peixes” na descrição da postagem. Assista ao vídeo e tire suas próprias conclusões: o peixe está vivo ou morto?

Em apenas uma semana a filmagem já foi retuitada mais de 180 mil vezes e recebeu mais de 1,4 mil respostas. Dentre elas, as opiniões se dividem entre usuários incrédulos e assustados e pessoas mais céticas, que apontaram explicações científicas para o fenômeno.

A biologia responde

Segundo o usuário Kaishi Ueda, os espasmos são uma reação involuntária do animal, cujos nervos ainda não foram completamente inativados. Assim, é improvável que o atum tenha sentido alguma dor, mas, por outro lado, os movimentos podem ter danificado a textura e o sabor da carne. 

O site britânico "Daily Mail" confirmou a teoria de Ueda ao explicar que, em algumas espécies animais, os nervos motores dos músculos podem ser "reativados" por sinais elétricos, e assim, demonstram atividade mesmo depois da morte cerebral. 

A técnica apropriada para abater o animal seria, segundo o portal  "Daily Star", a Ikejime. O método, desenvolvido no Japão, preza tanto pelo bem estar do animal , que não sofre durante o processo, quanto pela qualidade do alimento.

Durante o procedimento, que causa instantânea morte cerebral, o sangue do peixe volta para a cavidade intestinal, proporciona uma coloração mais viva e potencializa o sabor da carne.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES