Popularidade de Barack Obama é a pior desde sua posse

Popularidade de Barack Obama é a pior desde sua posse

De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados dizem aprovar a maneira como Obama está lidando

A popularidade do presidente americano, Barack Obama, atingiu o menor patamar desde a sua posse, em janeiro de 2009, de acordo com uma pesquisa do instituto Gallup divulgada neste domingo.

De acordo com o levantamento, 39% dos entrevistados dizem aprovar a maneira como Obama está lidando com suas funções como presidente, um percentual abaixo dos 40% registrados na pesquisa anterior, realizada entre 6 e 8 de agosto. Esta foi a primeira vez que a aprovação de Obama ficou abaixo dos 40%.

A pesquisa divulgada neste domingo, realizada entre os dias 11 e 13 deste mês, também aponta que 54% dos entrevistados desaprovam a performance do presidente, o maior índice de rejeição registrado desde que Obama chegou à Casa Branca.

A popularidade de Obama tem ficado na faixa dos 40% durante praticamente todo o ano de 2011. O ápice de sua aprovação ocorreu nos dias que se seguiram à morte de Osama Bin Laden, em maio, quando chegou a 53%.

No entanto, a crise política que surgiu em torno da aprovação do aumento do teto de envididamento dos Estados Unidos fez com que a aprovação do presidente ficasse em torno de 40% a partir de julho.

Além disso, analistas afirmam que a má situação econômica do país, que não consegue se recuperar da recessão, também contribui para abalar a imagem de Obama.

Eleições de 2012

Nesse sábado, a parlamentar americana Michele Bachmann, integrante do movimento conservador Tea Party, venceu a primeira disputa informal para a nomeação do Partido Republicano para a eleição presidencial de 2012.

Bachmann derrotou o congressista Ron Paul e o governador de Minnessota, Tim Pawlenty, em uma prévia não-oficial realizada no Estado de Iowa.

O resultado fez com que Pawlenty anunciasse neste domingo sua desistência em lançar-se como pré-candidato à Presidência pelos republicanos.

O correspondente da BBC em Washington Jonny Dymond afirma que Bachmann deve se tornar uma forte concorrente para atrair os votos mais conservadores, junto do governador do Texas, Rick Perry, que já anunciou sua pré-candidatura à Casa Branca.

Pesquisas de opinião indicam que o governador de Massachusetts, Mitt Romney, é o favorito para vencer a prévia do Partido Republicano para 2012. Obama já anunciou que buscará a reeleição pelo Partido Democrata.

Fonte: Terra