Presidente Francês defende Brasil no Conselho de Segurança da ONU; veja

O governo anterior, de Nicolas Sarkozy, também havia manifestado esse apoio.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da França, François Hollande, defendeu nesta quinta-feira (12) que o Brasil assuma um assento permanente no conselho de segurança das Nações Unidas. O governo anterior, de Nicolas Sarkozy, também havia manifestado esse apoio.

"A França é favorável a uma modificação da governança global. Trabalhamos muito para que as Nações Unidas evoluam. (...) E o Brasil deveria ocupar a vaga que lhe cabe no Conselho de Segurança", disse Hollande no Palácio Itamaraty, onde um almoço foi servido para autoridades e convidados.

Hollande faz nesta semana sua primeira visita de Estado ao Brasil -de Brasília ele segue ainda hoje para uma agenda de compromissos em São Paulo.

No momento do brinde, Hollande elogiou as políticas econômica e social da presidente Dilma Rousseff e afirmou que o Brasil hoje "é uma potência que conta para o mundo".

O presidente francês ainda mencionou a parceria entre os países em campos como energia e inovações tecnológicas. "Em todas as inovações tecnológicas que o Brasil quiser se lançar, a França está disposta [a colaborar]", disse.

Entre as autoridades presentes estavam o vice-presidente, Michel Temer, os ex-presidentes e senadores José Sarney e Fernando Collor e o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa.

DILMA

Dilma também adotou tom elogioso ao falar do colega. Afirmou que França é um "aliado estratégico" do Brasil e citou influências que o país exerceu em território nacional.

"É profunda a influência das ideias e das lutas que marcaram os franceses na cultura política brasileira. Quando minha geração insurgiu-se contra a ditadura em meu país, nossa luta em muito se inspirou no ambiente de contestação libertária e possibilidades múltiplas de maio de 68", exemplificou.

A presidente voltou a alfinetar o colega quando mencionou a Copa do Mundo de 2014. "Desejo muita sorte para a seleção francesa. Já expliquei que exceto [em jogo] com o Brasil."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES