Professora que seguia com alunos em balsa é encontrada enforcada

Após mais de 36 horas de buscas, o número de mortos subiu para 28

Marinha instala boias para ajudar nas buscas por sobreviventes | AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desaparecida desde quinta-feira, a vice-diretora da escola Danwon, que acompanhava centenas de alunos a bordo da barca Sewol, na Coreia do Sul, foi encontrada morta. Kang Min-gyu, 52 anos, parece ter se enforcado com o cinto em uma árvore do lado de fora de um ginásio na cidade portuária de Jindo, onde parentes de desaparecidas no naufrágio, a maioria familiares de alunos, continuam reunidos. Após mais de 36 horas de buscas, o número de mortos subiu para 28, além da professora. Até agora foram confirmados 179 sobreviventes e 270 pessoas desaparecidas.

As causas do acidente ainda são desconhecidas. Vários passageiros disseram ter ouvido um forte ruído, quando a balsa parou de repente. Isso pode significar que o barco encalhou, batendo no fundo, ou que se chocou contra algum objeto submerso. Alguns especialistas também sugerem que a carga do ferry, que transportava 150 veículos, tenha se deslocado e desequilibrado a balsa.

Com a água turva e o mau tempo dificultando a visibilidade, os mergulhadores que buscam sobreviventes entre os desaparecidos do naufrágio, apelam para o som. Às cegas, batem no casco submerso da embarcação esperando como resposta um ruído qualquer, enquanto o país de 50 milhões de pessoas reza por um milagre. Mas nenhuma resposta veio até agora ? e o que se ouvem são os gritos desesperados dos parentes que se mantêm agarrados a um fio de esperança e questionam a eficiência do resgate. As acusações às autoridades se acumulam.

? Tragam meu filho de volta! ? gritava uma mulher, resumindo a ansiedade de centenas de pais e mães que ficavam ainda mais revoltados quando alguma parte da operação era paralisada devido ao mau tempo.

As cenas de desespero e descontrole se sucedem. Em Jindo, a 20 quilômetros do desastre, onde familiares estão reunidos, um homem se jogou na água gelada e disse que buscaria ele mesmo seu filho. Outro deu um tapa na cara de uma autoridade escolar da área onde estudava a maioria dos alunos mortos. Das 475 pessoas a bordo, a maioria era de estudantes, grande parte de uma mesma escola, Danwon, e estava em sua última viagem de férias para a Ilha de Jeju antes do pesado ano de estudos que marca o vestibular sul-coreano.

Vários pais também gritavam para a presidente do país, Park Geun-hye, que foi ao local.

? Minha criança está viva lá dentro ? desesperou-se um pai.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES