Reino Unido envia navio militar à Guiana em meio a tensões com a Venezuela

O território é alvo das reivindicações do governo de Nicolás Maduro e compreende dois terços da área total da Guiana.

Navio patrulha HMS Trent irá realizar exercícios militares na Guiana | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Reino Unido anunciou, neste domingo (24), o envio de um navio militar para a Guiana, antiga colônia britânica que enfrenta disputas territoriais com a Venezuela sobre a região do Essequibo, conhecida por suas reservas significativas de petróleo. O território é alvo das reivindicações do governo de Nicolás Maduro e compreende dois terços da área total da Guiana.

Em um comunicado, o Ministério da Defesa britânico anunciou que o HMS Trent partirá ainda este mês para a Guiana, descrevendo-a como um aliado regional e parceiro da Commonwealth, sem fornecer detalhes adicionais sobre a missão.

Conforme informações da BBC, o navio participará de exercícios militares após o Natal, em conjunto com outros aliados da Guiana, país que foi colônia britânica até 1966. A rede britânica não especificou quais outras nações colaborarão nessa iniciativa. Londres já havia expressado seu apoio à Guiana com a visita, no início da semana, de David Rutley, chefe da diplomacia britânica na América.

O HMS Trent, uma embarcação de patrulha normalmente atuante no Mar Mediterrâneo, havia sido designado para o Caribe no início de dezembro, com o objetivo de combater o tráfico de drogas.

As tensões entre Venezuela e Guiana em relação à soberania sobre uma área de 160.000 km² perduram há mais de um século, mas intensificaram-se após a descoberta de extensas reservas de petróleo na região em 2015. Os ânimos aumentaram após um referendo sobre a soberania do Essequibo, em 3 de dezembro, na Venezuela. No entanto, uma reunião entre os presidentes Nicolás Maduro e Irfaan Ali, em 15 de dezembro, aliviou as tensões, embora não tenha resolvido completamente as diferenças.

Com informações da AFP



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES