Sague de Dragão: Conheça a árvore que ‘chora sangue’ quando é cortada

Sua seiva vermelha já foi estudada pela ciência e se destacou como um composto poderoso

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Sangue de Dragão (espécie Dracaena cinnabari) é uma árvore de porte médio que pode ser encontrada em diversos locais, como a Amazônia brasileira e colombiana, além de países como Peru e Equador.

Sua seiva vermelha já foi estudada pela ciência e se destacou como um composto poderoso, com apelos antioxidante, adstringente, anti-inflamatório, germicida, bactericida, além de propriedades de rejuvenescimento cutâneo.

Os índios usam a seiva há séculos para estancar sangramentos e acelerar o processo de cicatrização de ferimentos. Substâncias como proantocianadina, taspine, dimetilcedrusina, dentre outras, já foram encontradas na seiva, conferindo importantes propriedades clínicas.

Além disso, o picnogenol possui o poder protetor contra doenças degenerativas. Em 1992, o cientista Walter Lewis pediu o registro de patente do processo de isolamento da taspine, substância com poder cicatrizante.

Já em 1993, a empresa Shaman Pharmaceuticals pediu a patente de um método de extrair uma substância chamada proantocianidina, usado em produtos contra infecções respiratórios, gripes e doenças humanas e veterinárias.

A mesma empresa continuou estudando suas propriedades e desenvolveu um produto para combater os sintomas de infecções virais e uma pomada para tratar a herpes.

A empresa, que é de origem americana, promoveu a plantação de milhares de árvores Sangue de Dragão no Mato Grosso para extração da seiva.

Grupos ambientalistas costumam usar as imagens da planta para sensibilizar e conscientizar as pessoas. A imagem vermelha escorrendo de seus troncos cortados chama a atenção por trazer a árvore para mais próximo da nossa realidade humana através da cor que lembra sangue, líquido precioso que simboliza a vida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES