Silas Freire pode ser expulso do PR por votar contra a PEC 241

Silas, Clarissa Garotinho e Zenaide Maia votaram contra a PEC 241

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados federais Silas Freire ( PR-PI), Clarissa Garotinho (PR-RJ) e Zenaide Maia (PR-RN) estão respondendo disciplinarmente dentro do Partido da República por não concordarem com a PEC 241, que trata do teto dos gastos públicos. Isto acontece porque, o partido havia fechado questão de que todos os seus membros tinham que votar favorável à proposta que foi levada para apreciação na Câmara por duas vezes e aprovada na noite desta terça-feira (25) por 359 votos favoráveis contra 116 contrários. 

O deputado Silas Freire se absteve na primeira votação por ter esperanças de que houvesse um acordo com o governo em um dos destaques, seria a retirada da educação e da saúde do congelamento de gastos.  Mas como isso não aconteceu, o parlamentar votou contra a PEC 241 na segunda votação , mesmo enfrentando processo disciplinar dentro do partido por conta de sua anterior abstenção, o que lhe custou a suspensão de sua participação em todas as comissões técnicas da Casa indicadas pelo partido. 

Silas Freire é um deputado de comprovada atuação e participação nas Comissões de Segurança Pública e Crime Organizado, Seguridade Social e Família e Viação e  Transportes. Ao lado das duas deputadas, Silas teve o nome suspenso das atividades das Comissões até que se julgue o mérito da infração dentro da comissão de ética partidária que deve acontecer até o dia 15 de novembro. 

Os parlamentares terão direito à ampla defesa de seus posicionamentos e posteriormente a Comissão de ética partidária pode decidir por uma advertência, manutenção da suspensão das comissões técnicas ou até a expulsão do partido. 

"Votei com a consciência e com tranquilidade, acho que o país precisa fazer alguns ajustes mas não de tanto tempo, não por 20 anos e não em áreas cruciais como educação e saúde. Na primeira votação me abstive para não afrontar a determinação do partido e esperando que pudesse ser construído um acordo com o governo para a retirada da educação e saúde. Isso não acontecendo, resolvi não colocar as minhas digitais numa PEC que é necessária mas muito arriscada. Nós não sentiremos as consequências no ano de 2017 e 2018, mas a partir daí quem não tem plano de saúde e precisar do SUS pode estar fadado a chegar aos limites de gastos e a voltar para a indigência que vivíamos antes da constituição. ", declarou Silas. 

Apesar da aprovacão da PEC,  Silas Freire afirma que torce para que ela dê certo , "Não é por eu ser contrário a esta idéia que vou ficar torcendo contra ela e para que aconteça o caos e assim eu possa mostrar que estava correto". 

O parlamentar ainda explica as outras saídas que , para ele, poderiam ser uma alternativa , " Eu votei com o povo e não coloquei minhas digitais numa PEC que preserva o dinheiro para o pagamento de juros da dívida pública. Eu acredito que uma auditoria da própria dívida pública seria uma alternativa melhor, além da taxação das grandes fortunas e da revisão da isenção de tributos a empresas no Brasil, que gira em torno de 300 bilhões de reais. Tudo isso seria muito melhor que arriscar a vida do brasileiro na saúde e o futuro do brasileiro na educação.", destacou ele. 

Sobre o futuro, Silas revela que aguarda a posição do PR e espera que o partido compreenda seu posicionamento , "Vou responder no meu partido, mas quero continuar nele porque gosto do meu partido. Mas se esse for o preço por não ser a favor de arriscar a saúde e educação do nosso povo, que a mim confiou quase 80 mil votos, pagarei por ele. Já recebi alguns convites de algumas siglas partidárias a nível nacional e estadual, inclusive para comandar uma sigla no Piauí, mas prefiro não comentar agora, até porque acredito que o PR não nos punirá com a expulsão, mas se isso acontecer, sairei grato e de cabeça erguida.", finaliza Silas Freire. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES