Sul-coreana ganha "Miss Universo" 2010 dos transgêneros

Sul-coreana ganha "Miss Universo" 2010 dos transgêneros

Duas brasileiras participaram da competição, representando Brasil e França

Mini, representante da Coreia do Sul, venceu nesta sexta-feira (19) o Miss International Queen 2010, em Pattaya, na Tailândia. O concurso é uma espécie de "Miss Universo" dos transgêneros, com 23 representantes de 14 países.

Em segudo lugar, ficou Ami Takeuchi, do Japão, e em terceiro, Stasha Sanchez, dos EUA.

Duas travestis brasileiras disputavam: Michelly X, de São Paulo, era a Miss Brasil, e Stella Rocha, natural de Belém, foi uma das representantes da França, país onde vive.

A final do concurso foi realizada em um teatro na cidade de Pattaya. Participaram travestis e transexuais entre 18 e 36 anos tendo feito ou não cirurgia de mudança de sexo.

A prova do gênero natural podia ser solicitada na forma da certidão de nascimento ou com exame médico. Cada país podia contar com mais de uma miss. As Filipinas tinham cinco representantes; Estados Unidos, França, Japão e Canadá contam com duas participantes.

Além da coroa, a miss vencedora leva um prêmio de US$ 10 mil. No ano passado, o título ficou com Haruna Ai, do Japão. A transexual brasileira Danielle Marques ficou em terceiro lugar.

Fonte: Globo, www.globo.com