TCE usará aplicativo para ampliar controle social da gestão pública

APP foi desenvolvido para divulgar informações do governo.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) e a Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE) assinaram nesta segunda-feira (03) um Termo de Cooperação Técnica para uso compartilhado do aplicativo “Gestão Transparente”. Desenvolvido pela CGE em parceria com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o aplicativo recebe informações, denúncias, críticas e sugestões da população sobre os serviços prestados pelos órgãos da administração pública do estado e dos municípios.

Por meio do “Gestão Transparente”, o TCE-PI terá acesso a informações e denúncias do cidadão sobre as administrações municipais. A partir dessas informações, adotará as medidas necessárias. A assinatura do termo ocorreu durante reunião do presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e a ouvidora do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, com o controlador-geral do Estado, Nuno Cauê Bernardes. Também participaram o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Plínio Valente, e o controlador governamental Márcio Barros.

Nuno Bernardes disse que o aplicativo foi desenvolvido para divulgar informações do governo e receber as demandas dos cidadãos sobre serviços, obras e outras realizações do Estado. A finalidade, explicou, é estreitar os laços entre a população e o Governo do Estado, por meio de interação via dispositivos móveis, permitindo ao cidadão enviar elogios, sugestões, críticas e denúncias. Por meio do aplicativo, o cidadão pode ainda acompanhar notícias do governo e consultar dados financeiros e administrativos.

“A parceria com o TCE-PI vai permitir que as denúncias e outras demandas referentes aos municípios também sejam atendidas e apuradas, já que a jurisdição da CGE inclui apenas os órgãos estaduais”, explicou ele. A ouvidora do TCE-PI, conselheira Waltânia Alvarenga, disse que a Ouvidoria recebe muitas informações, reclamações e denúncias das gestões municipais. “O aplicativo vai reforçar esse canal de interação do cidadão com o TCE-PI. As informações e denúncias serão recebidas, analisadas e adotadas as providências cabíveis para que possamos dar respostas efetivas ao cidadão”, explicou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES