Terremoto de 8,4 graus atinge Chile e deixa vítima fatal

Pelo menos 15 réplicas de tremores foram registradas

Image title


Um terremoto de 8,4 graus na escala Richter atingiu a costa do Chile perto de Illapel, segundo o Serviço Geológico dos EUA, afetando várias regiões do país. Foi emitido um alerta para tsunamis em toda a costa do país, onde ondas já invadiram cidades, e também em outros países no Pacífico.

Pelo menos 15 réplicas de tremores foram registradas, uma delas de 7,6 graus. Resquícios foram sentidos também em São Paulo.O sismo teve seu epicentro a 54 quilômetros de Illapel, já no continente, e ocorreu a 25km de profundidade — a pouco mais de 230 km de Santiago.

Na cidade, uma mulher foi declarada morta e pelo menos 12 feridas após desabamentos, segundo o prefeito Dénis Cortés.De acordo com serviços de emergência, o terremoto atingiu principalmente as zonas Metropolitana e de Maule. O Chile pediu que toda a população perto da região do sismo vá para longe da costa, e milhares foram retirados em regiões próximas.

Sirenes de alerta foram soadas em grandes cidades costeiras, como Valparaíso.Ondas de tsunamis começaram a ser registradas em áreas como Iquique e La Serena, onde são previstas ondulações de mais de três metros acima do nível usual do mar, segundo o serviço de monitoramento americano. Peru, Equador e ilhas do Pacífico também devem ser atingidas por fortes ondas, que devem ter resquícios até no Havaí, na Nova Zelândia e no Japão.Serviços de emergência afirmaram que há cortes de luz e no sinal de celulares, além de riscos de desabamentos.Usuários nas redes sociais relataram fortes tremores também em territórios argentinos.

Alguns afirmaram até ter sentido fortes reflexos também em Buenos Aires, e com resquícios até em São Paulo.A redação do "El Mercurio", na capital chilena, registrou os tremores. O jornal local, parte do Grupo de Diarios América, também compilou várias imagens do sismo capturada por usuários.Nas medições sismológicas iniciais do país, o terremoto, que aconteceu por volta das 20h, havia sido classificado como tendo 7,2 graus — e posteriormente para 7,9. Réplicas de 6,1, 6,2 e 6,4 foram registradas posteriormente perto de Illapel.Em 2010, um terremoto de 8,8 graus no centro do país deixou mais de 800 mortos e muita devastação em grandes cidades do país, como Concepción. O Chile é um país sismologicamente muito ativo, com terremotos provocados por conta dos movimentos geológicos na Cadeia do Pacífico.

Fonte: O Globo