Tiroteio deixa cinco mortos em aeroporto da Flórida

O atirador foi baleado pela polícia antes de ser levado em custódia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

iros foram disparados no Aeroporto Internacional Fort Lauderdale–Hollywood, na Flórida, na tarde desta sexta (6). O gabinete do xerife do condado de Broward informou que há cinco mortos e que oito feridos foram levados a um hospital. O atirador está sob custódia da polícia.

Em entrevista coletiva, o xerife Scott Israel disse que o homem não ficou ferido, foi detido sem incidentes e que policiais não dispararam nenhum tiro. Ele disse também que a investigação ainda está em sua fase inicial, e que o nome do atirador e o tipo de arma que ele usou não serão revelados neste momento.

Gravações das câmeras do aeroporto estão sendo revistas para analisar se houve alguma colaboração, mas tudo indica que o homem agiu sozinho, segundo Israel. Ele está sendo interrogado com o auxílio do FBI, mas ainda não revelou o motivo do ataque.

De acordo com o senador da Flórida, Bill Nelson, o autor dos disparos detido foi identificado como Esteban Santiago, 26 anos. Ele estaria levando um documento de identificação militar, mas o senador afirmou que a autenticidade do documento não é confirmada. 

Uma das testemunhas, John Schlicher, disse à MSNBC que o atirador era um "homem magro" que estava "atirando diretamente contra nós" enquanto os passageiros aguardavam por suas bagagens nas esteiras. 

"Abaixei minha cabeça e rezei", disse Schlicher, acrescentando que sua mulher prestou primeiros socorros a alguém que havia sido atingido na cabeça. Sua sogra usou o suéter para tentar ajudar outra vítima, mas descobriu que ela já estava morta. 

Schlicher relatou que o atirador recarregou para mais uma rodada de disparos, mas não soube precisar quantos tiros foram dados. 

Segundo testemunhas, o atirador só parou de disparar quando a munição acabou e ele precisou parar para recarregar a arma. Ele teria atirado nas 13 vítimas em silêncio. De acordo com o xerife do condado, Scott Israel, ele está sendo interrogado pelo FBI.

Autoridades disseram que o atirador era passageiro de um voo canadense e levava a arma em sua bagagem. Ele teria retirado sua mala e ido até o banheiro, onde supostamente colocou a munição, antes de abrir fogo.

A CNN mostrou imagens de um grande grupo de pessoas na pista, após o Terminal 2 ser esvaziado. No perfil do aeroporto no Twitter, antes de confirmar o fechamento, uma mensagem informava inicialmente que havia um incidente em curso no Terminal 2, no setor de retirada de bagagem.

De acordo com as autoridades locais, o incidente ocorreu próximo às esteiras de retirada de bagagem no terminal 2 do aeroporto. As operações do aeroporto foram suspensas.

Imagens aéreas de televisão mostraram dezenas de pessoas aglomeradas do lado de fora do saguão do aeroporto, próximo à pista. De acordo com polícia um primeiro telefonema sobre tiros no aeroporto foi recebido às 12h55 (15h55 em Brasília).

O aeroporto de Fort Lauderdale tem quatro terminais e em 2016 quase 2.5 milhões de passageiros passaram pelo local. As decolagens foram canceladas e só terão autorização para pousar aviões que já estejam a pelo menos 50 milhas do local, enquanto os demais serão desviados para outros aeroportos.

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou que acompanha a situação. "Monitorando a terrível situação na Flórida. Já falei com o governador Scott. Pensamentos e orações a todos. Fiquem seguros", escreveu Trump em seu Twitter. O presidente dos EUA, Barack Obama, foi informado e está recebendo informações sobre a situação, segundo a Casa Branca. 

De acordo a Fox News, há mais tiros sendo disparados no estacionamento do aeroporto e testemunhas dizem que foram orientadas a se abaixarem e não se mexerem. A emissora também relata que há pessoas saindo correndo do Terminal 1.

A TSA, responsável pela segurança nos aeroportos, postou no Twitter que há um atirador "ativo" e que as pessoas devem buscar abrigo. O gabinete do xerife de Broward confirmou que há uma investigação sobre novos tiros, ainda não confirmados, nos terminais 1 e 4, mas sem relatos de feridos.

Voos brasileiros

A Azul, que opera voos entre São Paulo e Fort Lauderdale, informou por meio de sua assessoria de imprensa que o pouso previsto para o aeroporto para o começo desta noite ainda não teve mudança de rota e que a partida para o Brasil programada para esta noite está mantida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES