SEÇÕES

Três tempestades tropicais no Atlântico ameaçam o Caribe e os EUA

O furacão Jose se encontra entre Bermudas e a costa americana

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 Ainda contabilizando os prejuízos provocados pelo furacão Irma, países caribenhos e estados do Sudeste americano enfrentam novas ameaças climáticas. Três grandes tempestades se formaram no Atlântico, sendo que uma delas, batizada como Jose, já é classificada como furacão, com ventos de 130 km/h. A tempestade tropical Maria se formou no sábado, deve ganhar força e se tornar um furacão ainda neste domingo; enquanto o Lee deve perder força e se dissipar nos próximos dias.

“Os ventos aumentaram para 100 km/h com rajadas mais fortes. O fortalecimento adicional é previsto durante as próximas 48 horas e Maria provavelmente se tornará um furacão ainda hoje”, informou o Centro Nacional de Furacão dos EUA (NHC, na sigla em inglês), neste domingo.

O furacão Jose se encontra entre Bermudas e a costa americana, a 680 quilômetros de Cabo Hatteras, na Carolina do Norte. As previsões indicam que ele deve se mover pelo mar, mas “ondas e correntes perigosas são esperadas para a costa leste dos EUA”. Segundo o NHC, os estados ao norte da Carolina do Norte devem monitorar o progresso da tormenta.

“Apesar de a previsão atual do Jose estar fora da costa americana da Virgínia até a Nova Inglaterra, o grande ciclone pode provocar impactos diretos a essas áreas e qualquer desvio para a esquerda pode aumentar a probabilidade e a magnitude desses impactos”, alertou o NHC.

O Maria se encontra a 650 quilômetros das Pequenas Antilhas, com ventos de 100 km/h, se movendo rapidamente em direção ao Caribe. O NHC emitiu alerta de furacão para Antígua, Barbuda, São Cristóvão e Nevis, Montserrat, Guadalupe, Saba, Santo Eustáquio, São Martinho, Dominca e Anguilla.

“Maria deve se fortalecer e afetar partes das Ilhas Leeward como um furacão, trazendo riscos de ventos, tempestades e precipitação”, alerta o NHC. “Maria também pode afetar as Ilhas Virgens Britânicas e Porto Rico até a metade da semana como um furacão importante e perigoso”.

Lee, o menos intenso do trio, se formou na manhã de sábado e segundo o último boletim do NHC, emitido na manhã deste domingo, a tormenta se encontra a 1.270 quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde, com ventos de 65 km/h. A expectativa é que a tempestade tropical perca força e seja rebaixada para depressão tropical na terça-feira.

Do lado do Pacífico, outras duas tempestades tropicais, Norma e Otis, se movimentam em direção à costa mexicana, mas não devem atingir o continente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos