Tufão chega a Hong Kong após causar 40 mortes nas Filipinas

Tempestade com sinal T10, o nível mais alto de alerta existente.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os moradores de Hong Kong se refugiam em casa após a chagada do tufão Mangkhut neste domingo (16), já classificado como a tempestade mais forte do mundo neste ano, o tufão já deixou ao menos 40 mortos e um rastro de destruição nas Filipinas . Os ventos e as chuvas agora seguem também para Macau e para cidades do sul da China.  

O Observatório de Hong Kong (HKO, na sigla em inglês) elevou o sinal de tempestade para T10, o nível mais alto de alerta existente, na manhã deste domingo, horário local, com cidades quase totalmente sem energia. Segundo o HKO, foram registrados ventos de 173 km/h, enquanto autoridades realizam alerta sobre a ameaça de tempestades e inundações causadas pelas chuvas torrenciais trazidas pelo  tufão.

Em poucas horas, os ventos ferozes já arrancaram telhados, quebraram janelas e derrubaram árvores em Hong Kong . Vídeos compartilhados nas redes sociais e feitos em câmeras de segurança dão conta do poder da tempestade, que gera temor nos países asiáticos. 

Ao chegar nas Filipinas e na ilha de Luzon, o Mangkhut apresentou ventos de mais de 270 km/h,  enquanto que, hoje, foram registradas rajadas de vento de até 223 km/h, quando o olho da tempestade passou ao sul do território de Hong Kong, ainda de acordo com o HKO.

Já ao longo da costa de Macau, que foi atingido pelo supertufão Hato em agosto passado, todos os estabelecimentos (incluindo os famosos cassinos) foram fechados, e todos os barcos de pesca da província chinesa de Guangdong foram chamados para o porto. Por lá, dezenas de pessoas já ficaram feridas. 

Entre as consequências do supertufão estão os cancelamentos de voos nos países asiáticos e a paralisação dos serviços de trens neste domingo. Cidades estão sem energia e alguns locais ficaram completamente isolados. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES