Tufão nas Filipinas deixa 456 mortos e milhões desabrigados

Tempestade com ventos de 175 km/h castiga país asiático há quatro dias .

Avalie a matéria:
Tufão nas Filipinas deixa 456 mortos e milhões desabrigados | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pela primeira vez em quatro dias o número de vítimas do tufão "Bopha", que atingiu as Filipinas, não variou e neste sábado se manteve em 456 mortos, 533 desaparecidos e 5,4 milhões de desabrigados.

O primeiro boletim do dia do Conselho Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres informou sobre 211.540 pessoas que passaram a noite em 291 abrigos, número 1.929 menor do que o registrado na sexta-feira.

O estado de calamidade está vigente nas províncias do Vale de Compostela, Davao Oriental e Surigao do Sul, as mais afetadas e onde se encontram quase todas as vítimas fatais. O tufão atingiu o sul das Filipinas pelo Pacífico na terça-feira com ventos sustentados de 175 km/h e chuvas fortes e abandonou o país na quinta-feira após causar danos em 26 províncias.

Ainda seguem sem luz 35 municípios e 16 estradas e 18 pontes continuam intransitáveis. O furacão destruiu 17.719 casas e causou danos em outras 12.253. Os prejuízos na agricultura e infraestrutura chegam a US$ 100 milhões.

As prioridades das autoridades hoje são atender as pessoas desabrigadas, localizar os desaparecidos e restabelecer as comunicações e os serviços. "Bopha" foi o pior tufão que atingiu o país neste ano e fechou uma temporada que começa em geral em junho e termina em novembro. No ano passado ocorreu algo parecido com o tufão "Washi", que chegou inesperadamente nas Filipinas na semana anterior ao Natal e matou 1.200 pessoas.

O desmatamento, a proliferação das minas ilegais, a falta de infraestrutura e a favelização aumentam os efeitos devastadores dos tufões e das inundações que atingem durante a época das monções as Filipinas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES