UE discute 'pausa humanitária' em Gaza, e chefe do bloco pressiona por mais ajuda

Borrell destacou a necessidade de mais ajuda, entregue de forma mais rápida, especialmente em relação a itens básicos

Crise humanitária em Gaza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (23), Josep Borrell, chefe de política externa da União Europeia (UE), instou a aceleração das entregas de ajuda na Faixa de Gaza. Ele afirmou que o bloco está discutindo a viabilidade de uma "pausa humanitária" no conflito entre Israel e o Hamas.

Antes de uma reunião com ministros das Relações Exteriores da UE, Borrell destacou a necessidade de mais ajuda, entregue de forma mais rápida, especialmente itens básicos para restaurar o fornecimento de água e eletricidade. O chefe de política externa expressou preocupação com a inadequação dos poucos caminhões de ajuda que foram permitidos em Gaza, salientando a necessidade urgente de combustível para geração de energia e água potável.

Borrell informou que os ministros discutiram os apelos do secretário-geral da ONU, António Guterres, por um "cessar-fogo humanitário". A questão estará na pauta de uma cúpula de líderes da UE nesta quinta-feira.

Leia Mais

O chefe da política externa europeia enfatizou a importância de uma pausa humanitária para permitir a entrada e distribuição de apoio em meio à situação crítica, com metade da população de Gaza obrigada a deixar suas casas.

A UE, composta por 27 nações, enfrenta divisões em relação à sua política em relação a Israel e aos palestinos. O bloco tem lidado com mensagens conflitantes desde o aumento da violência após o ataque do Hamas em 7 de outubro e as respostas de Israel a Gaza.

Ainda, autoridades de Israel e dos Estados Unidos têm se oposto a qualquer pedido de interrupção da campanha militar contra o Hamas. O ministro das Relações Exteriores da República Tcheca questionou a viabilidade de um cessar-fogo temporário, enquanto outros membros da UE expressaram a complexidade da situação, destacando a necessidade de aliviar o sofrimento dos civis.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES