União Europeia abre processo contra X por não combater desinformação

O anúncio foi feito por Thierry Breton, comissário de Mercado Interno da União Europeia, diretamente na plataforma X.

UE abre processo contra X por não combater desinformação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Executivo da União Europeia iniciou investigações contra a plataforma de mídia social X, anteriormente conhecida como Twitter. As investigações abrangem um inquérito sobre suspeitas de violação das normas do bloco referentes ao combate à disseminação de conteúdo ilegal e desinformação.

O anúncio foi feito por Thierry Breton, comissário de Mercado Interno da União Europeia, diretamente na plataforma X, que é de propriedade do bilionário Elon Musk.

"Hoje abrimos três procedimentos de infração formais contra o X", escreveu o francês na rede social. "Suspeita de violação das obrigações de combate a conteúdo ilegal e desinformação; suspeita de violação das obrigações de transparência; suspeita de padrão obscuro na interface do usuário", acrescentou.

As ações empreendidas estão fundamentadas na Lei de Serviços Digitais (DSA), uma iniciativa da União Europeia voltada para combater crimes online e a disseminação de notícias falsas.

A Comissão Europeia está questionando as políticas de moderação de conteúdo adotadas pela plataforma X, as quais foram alteradas significativamente após a aquisição da empresa por Elon Musk. Além disso, a eficácia do recurso denominado 'Notas da Comunidade', no qual os próprios usuários levantam dúvidas sobre as informações veiculadas na rede social, também está sendo objeto de escrutínio por parte da Comissão.

Além disso, Bruxelas questiona o X por supostamente dificultar o acesso a dados da plataforma e por utilizar um padrão obscuro na interface do usuário relativa às assinaturas para o selo azul.

"A Comissão irá agora realizar uma investigação aprofundada com caráter prioritário", diz um comunicado do poder Executivo da UE. Os inquéritos não têm prazo para terminar e podem culminar em uma denúncia formal à Justiça do bloco.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES