SEÇÕES

Vereador do Ceará propõe 'licença-menstruaçã' e gera polêmica

“Esse é um período de muito sofrimento para as mulheres“, disse.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O vereador Domingos Sávio do Nascimento (PV), do município de Santana do Acaraú, no Norte do Ceará, causou polêmica ao propor a 'licença-menstruaçã'. O político, que após apresentar o projeto de lei propondo direito de faltar ao trabalho nos dois primeiros dias do ciclo menstrual, passou a ser chamado de "licença-menstruação".

“Esse é um período de muito sofrimento para as mulheres. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 40% das mulheres em idade fértil apresentam Tensão Pré-Menstrual (TPM) e cerca de 5% ficam incapacitadas para o trabalho. Foi pensando nisso que tive a ideia da lei. Aqui no nosso município, as mulheres são maioria no serviço público, na educação, principalmente”, afirmou.

O benefício, no entanto, não se constitui de folgas mensais. De acordo com o projeto de lei, as mulheres podem faltar ao trabalho por até dois dias no mês, mas as horas não trabalhadas deverão ser repostas no decorrer do mês e antes da solicitação de uma nova licença.

“A compensação das horas não trabalhadas deve ser acertada entre a trabalhadora e a repartição onde ela está lotada para que não haja prejuízo ao serviço público”, explica o autor da mensagem.

Nas redes sociais muitos criticaram o projeto, afirmando se tratar de algo "irrelevante", enquanto outros elogiaram a proposta feita pelo vereador cearense. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos