Vulcão Tungurahua volta lançar a cinza na parte central do Equador

Vulcão Tungurahua volta lançar a cinza na parte central do Equador

Atividade de vulcão vem aumentando desde fevereiro.

O vulcão Tungurahua, no centro do Equador, que lançou cinzas e material incandescente na sexta-feira (4), apresentava uma atividade entre moderada e alta neste sábado, e as autoridades mantinham o atual nível de alerta.

A atividade do Tungurahua (garganta de fogo) tem aumentado desde o início de fevereiro e, na sexta-feira, "ocorreu uma forte explosão", que se prolongou por cinco minutos, informou o Instituto Geofísico.

A explosão gerou "fluxos piroclásticos" e uma grande coluna de cinzas que "alcançou 10 km" sobre o nível da cratera, de 5.029 metros, precisou o Instituto.

Apesar da imensa coluna de cinzas sobre o vulcão, situado 130 km ao sul de Quito, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos não elevou o nível do alerta de "amarelo" para "vermelho".

Neste sábado, há uma atividade de "moderada para alta", com presença de "material incandescente a 500 metros abaixo da cratera", informou a Secretaria, acrescentando que "a queda de cinzas é leve".

Em Baños, localidade turística de 22 mil habitantes na base do vulcão, a atividade não alterava a rotina da população e dos visitantes.

"Aqui não caiu cinzas. Ontem (sexta) não observamos fluxos durante a noite porque estava nublado e também não ouvimos explosões", disse à AFP Rocío Paspuesán, funcionária do hotel La Floresta.

O comércio permanecia aberto e o fluxo de turistas era normal para o fim de semana. "As estradas estão abertas e seguimos com nossas atividades", destacou Paspuesán.

Fonte: Globo.com