Internado, "mendigo gato" vai passar  por avaliação psquiátrica

Internado, "mendigo gato" vai passar por avaliação psquiátrica

Jovem ficou famoso após ter foto publicada nas redes sociais

O jovem que ficou conhecido nas redes sociais como "mendigo gato de Curitiba" passou por avaliação com uma equipe médica no início da tarde deste domingo (21), na clínica terapêutica onde está internado, em Araçoiaba da Serra (SP).

Segundo Valter Lattanzio, diretor da clínica, Rafael Nunes, de 31 anos, teve atendimento com uma psiquiatra. "As avaliações realizadas até o momento são iniciais e, portanto, ainda não é possível concluir um diagnóstico específico". Mas Lattanzio garante que Rafael está mais animado.

O jovem chegou à clínica por volta da 14h deste sábado (20), após uma viagem de cerca de seis horas.

"Ele chegou bastante debilitado e desidratado. Estava com ferimentos no pé e caminhava com dificuldade, afinal, foi quase um ano vivendo nas ruas. Um clínico geral o acompanhou durante toda a noite e solicitou uma bateria de exames para avaliar seu estado geral de saúde", afirma o diretor da clínica. Ele também passou por uma avaliação com um dentista da equipe médica.

Segundo Lattanzio, Rafael já fez algumas refeições e teve uma melhora na parte física. Os médicos também deram vitaminas para ganhar peso e resistência. "Ele já está melhor do que naquela foto [ao lado]. Durante a viagem ele falou que estava feliz com essa nova etapa da vida dele, mas alternava momentos de lucidez com outros, onde falava coisas desconexas".

A família de Rafael informou ao diretor da clínica que o rapaz enfrenta problemas com drogas desde os 15 anos e que já foi internado várias vezes, mas acabou abandonando o tratamento.

"O início do tratamento é uma etapa crucial. Ele precisa passar por um processo intensivo de desintoxicação com medicamentos para neutralizar os sintomas da abstinência, aliado a ajuda psicológica e psiquiátrica", explica Lattanzio.

Após a melhora da parte física, Rafael terá uma rotina com atividades pedagógicas e esportivas, oficinas terapêuticas, palestras e musicoterapia. O tratamento, se for seguido à risca, deve durar oito meses.

Entenda o caso


Internado,

A história de Rafael Nunes ganhou notoriedade após uma mulher publicar uma foto dele no Facebook. Na foto, Rafael aparece enrolado em um cobertor.

Ela contou na rede social que o jovem a abordou no local e pediu para ser fotografado, porque queria ficar famoso "na rádio".

A foto teve grande repercussão e logo o rapaz foi apelidado de "mendigo gato de Curitiba". Descobriu-se, depois, que o rapaz já havia seguido a carreira de modelo, mas tinha se afundado nas drogas e vivia nas ruas.

Fonte: G1